Fundação Galp com bolsas sociais EPIS para licenciatura e mestrado

A Fundação Galp vai atribuir 40 bolsas de mérito para licenciaturas e mestrados em todas as áreas do conhecimento, com preferência pela energia e pela sustentabilidade. As candidaturas estão abertas até 22 de setembro. Podem concorrer alunos de qualquer nacionalidade, desde que tenham completado com sucesso o ensino secundário ou a licenciatura em 2022/23 e sejam residentes em concelhos estratégicos para o desenvolvimento do ecossistema da energia da Galp: Matosinhos, Sines, Santiago do Cacém, Setúbal, Alcoutim, Ourique e Odemira.

Ciente que as qualificações dos jovens são um fator chave para acelerar a transição energética e ultrapassar os desafios da descarbonização, a Fundação Galp volta a apostar na criação de condições que contribuam para o combate ao abandono escolar e promovam o sucesso dos alunos no Ensino Superior. 

As bolsas sociais para licenciatura, para um período de três anos, têm uma atribuição global de 2.700 euros por aluno. As bolsas sociais para mestrado garantem um apoio de 2.100 euros por aluno num ciclo de dois anos de estudos.

Sines, Santiago do Cacém e Matosinhos integram a zona de influência dos complexos industriais da Galp, ambos a atravessar processos de transformação. Alcoutim, Ourique e Odemira são o eixo de produção de energia solar fotovoltaica da Galp em Portugal, enquanto Setúbal tem no horizonte o desenvolvimento de uma unidade industrial que integra a cadeia de valor das baterias, imprescindível para o progresso da indústria automóvel.

O programa de bolsas reforça o compromisso social da Galp com as comunidades em que se insere e enquadra-se na participação da empresa no projeto EPIS – Empresários para a Inclusão Social, que em 2023 reúne 42 instituições responsáveis pela atribuição de 195 bolsas num investimento conjunto superior a 400 mil euros.

Entre 2019 e 2022, a Fundação Galp disponibilizou 193 bolsas sociais para todos os níveis de ensino para alunos em Portugal, Espanha, Moçambique e Eswatini.

Mais informações sobre o projeto EPIS aqui e candidaturas aqui.

.

A Galp

A Galp é uma empresa de energia comprometida com o desenvolvimento de soluções eficientes e sustentáveis nas suas operações e nas ofertas integradas que disponibiliza aos seus clientes. Cria soluções simples, flexíveis e competitivas para as necessidades energéticas ou de mobilidade tanto de grandes indústrias e pequenas e médias empresas, como do consumidor individual. A nossa oferta inclui várias formas de energia – da eletricidade produzida com fontes renováveis ao gás natural e aos combustíveis líquidos. Como produtor, atuamos na extração de petróleo e gás natural a partir de reservatórios situados quilómetros abaixo da superfície marítima e somos igualmente um dos principais produtores ibéricos de energia elétrica de base solar. Contribui para o desenvolvimento económico dos 10 países em que operamos e para o progresso social das comunidades que a acolhem. Emprega diretamente 6.715 pessoas.

.

A fundação

A Fundação Galp é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, criada pelo Grupo Galp em 2009. Tem por missão servir a comunidade e o seu desenvolvimento sustentado, e para isso é orientada por critérios de equidade, racionalidade e eficácia operacional na aplicação dos meios que o grupo fundador coloca à sua disposição, procurando ser um agente ativo e, em simultâneo, próximo na ligação deste com a comunidade. Empenhada no desenvolvimento de atividades de investimento social que promovam a sustentabilidade, através da educação, da proteção do ambiente, do uso sustentável de energia e da cultura, a fundação acredita que o conhecimento permitirá a convergência, o compromisso e a cooperação essenciais para que a sociedade, nas suas várias comunidades, alcance a sustentabilidade.

Scroll to Top