Nova família MINI

Totalmente elétrica, mais digital e – como sempre – única

A MINI mantém o seu caminho para uma frota cada vez mais eletrificada e apresenta agora os dois novos modelos da marca: o novo MINI Cooper e o novo MINI Countryman, protagonistas da quinta geração.

Texto: Redação «human»

.

O novo MINI Cooper e o novo MINI Countryman são as mais recentes apostas da marca no caminho para a eletrificação, apresentadas este mês no International Motor Show (IAA), em Munique.

A quinta geração do novo MINI Cooper chega nas variantes Cooper E e Cooper SE, 100% elétricos, no qual se destaca a tradição da marca com o design característico do MINI. Este modelo mantém-se verdadeiramente único, pois consegue preservar a sua história e tradição ao mesmo tempo que evolui de acordo com os novos padrões técnicos ao longo de mais de 60 anos.

O novo MINI Cooper combina a mobilidade livre de emissões com uma experiência única de condução urbana, repleta do característico go-kart feeling. Esta característica proporciona aos utilizadores uma notável melhoria na resposta do veículo em condução dinâmica, assim como um significativo incremento na precisão da direção.

A nova geração do MINI Countryman revela um crescimento notável em comparação com o seu antecessor. Ganha seis centímetros em altura e 13 em comprimento. Esta expansão não se traduz apenas em maiores dimensões, mas também em maior conforto e segurança. Além disso, o veículo está preparado para enfrentar não apenas os ambientes urbanos, mas também aventuras fora de estrada, graças ao sistema de tração integral.

Nesta nova versão, o design, a tecnologia e a experiência digital ganham maior relevância. O design foi otimizado para melhorar a aerodinâmica e reduzir o consumo de energia. Na nova geração, o MINI Countryman é o primeiro veículo a contar com sistemas de assistência de nível 2, que permitem uma condução semiautomática.

A bateria do novo MINI Countryman pode ser carregada em corrente alternada com 22 kW. O carregamento rápido com corrente contínua é possível em ambos os modelos elétricos com 130 kW. Isto significa que, em cerca de 30 minutos de carregamento numa estação de carregamento rápido, será possível carregar a bateria de 10% a 80%.

«Estes novos modelos vêm reforçar a vontade da MINI de adaptar a mobilidade elétrica aos mais diversos estilos de vida, mas também de investir no design do interior do veículo e na experiência de condução», explica Stefanie Wurst, head da MINI.

No interior de ambos os modelos, toda a informação relevante é projetada no Head-up Display. Já o Display OLED Central, com 24 centímetros de diâmetro, define um novo padrão com a sua alta resolução e, pela primeira vez, num formato redondo. Este ícone central é a característica-chave do interior, expandindo o clássico instrumento redondo do modelo anterior. Assim, garante-se uma experiência de condução imersiva, contando também com o MINI Operating System 9 no que diz respeito à digitalização.

Desta forma, os novos modelos integram um design com caráter urbano, inovador e personalizável, com ecrãs de alta resolução e controlo por voz otimizado, como é o caso do novo Assistente Pessoal Inteligente MINI, que pode ser ativado ao dizer «Hey MINI».

Por fim, os novos MINI Cooper e MINI Countryman elétricos são não apenas um testemunho do compromisso contínuo da MINI com a inovação e a mobilidade elétrica, mas também uma prova viva do seu forte compromisso com a sustentabilidade. A marca MINI está determinada não só a proporcionar uma emocionante experiência de condução, mas também a liderar o caminho para um futuro mais limpo e sustentável. Esta visão de sustentabilidade está intrinsecamente ligada à sua identidade, refletindo-se em todos os aspetos da filosofia e design da MINI, desde a escolha de materiais e eficiência energética até à redução de emissões. Assim, a MINI não apenas escreve um novo capítulo na sua história, mas também contribui para um planeta mais verde e saudável para as gerações vindouras.

.

O grupo

A marca integra o BMW Group, junto com a BMW, a Rolls-Royce e a BMW Motorrad. O grupo é o construtor premium de automóveis e motociclos mais bem-sucedido do mundo, oferecendo também serviços financeiros e de mobilidade. Em termos globais, o BMW Group tem mais de 30 fábricas e uma rede global de vendas em mais de 140 países. Em 2022, atingiu um volume global de vendas de mais de 2,4 milhões de automóveis e mais de 200 mil motociclos. O resultado em 2021, antes de impostos, foi de 16,1 mil milhões de euros, num total de 111,2 mil milhões de euros de volume de negócios. Em 31 de dezembro de 2021, a empresa empregava um total de 118.909 colaboradores. O sucesso do BMW Group tem sido, desde sempre, construído numa ótica de longo prazo e assente numa conduta responsável. Desta forma, estabeleceu a sustentabilidade ecológica e a gestão eficiente de recursos o centro da sua estratégia, e em toda a sua cadeia de valores, desde a distribuição à produção, até ao fim da utilização de todos os produtos.

Scroll to Top