Uma palavra que tem sido tabu nas empresas

Ana Penim fala do perdão em contexto organizacional, destacando o processo psicológico que permite ao ser humano ultrapassar os ressentimentos para com outrem, decorrentes de uma ofensa percebida, de diferenças ou erros, por exemplo. E assinala que no mundo organizacional a palavra «perdão» tem sido de certa forma tabu.

.

Vídeo 191: Team coaching talks – O perdão nas relações profissionais (Por Ana Penim)

No contexto organizacional, os líderes e os profissionais enfrentam, diariamente, relações interpessoais tensas, conflitos e problemas de comunicação, que despertam neles raiva e ressentimento para com outras pessoas da equipa, do departamento, da empresa ou mesmo clientes. Frequentemente, esse estado de espírito negativo cristaliza-se, deixando a pessoa ofendida refém de si própria, prejudicando o seu relacionamento interpessoal, a liderança, o trabalho em equipa e até a relação com o mercado.

O perdão é o processo psicológico que permite ao ser humano ultrapassar sentimentos de ressentimento para com outrem, decorrentes de uma ofensa percebida, diferenças, erros, etc. No mundo organizacional, esta palavra tem sido de certa forma tabu (pela conotação religiosa e por preconceitos de «fragilização de quem perdoa», que lhe estão associados) tendo sido banida do léxico comportamental/ organizacional.

No entanto, a necessidade e o desejo de os profissionais ultrapassarem ressentimentos que os atormentam é uma realidade que frequentemente emerge em coaching executivo e em team coaching, com a qual importa os coaches saberem lidar/ trabalhar.

O perdão, para além de ser libertador para quem perdoa, permite às pessoas envolvidas, a equipas, o organizações e sociedade em geral seguir em frente para novos patamares de convergência, produtividade, solidariedade e sustentabilidade.

****

Esta série de vídeos é da autoria de Ana Penim e João Catalão, executive coaches, team coaches e mentores, membros da International Coach Federation (ICF), do The European Mentoring & Coaching Council (EMCC) e da ASESCO Asociación Española de Coaching. Os dois especialistas, autores dos livros «Ferramentas de Coaching», «Ferramentas de Team Coaching» e «Ferramentas de Mentoring», além de outros, são ainda fundadores da YouUp – The Coaching & Mentoring Company.

A partilha começou aqui, no espaço on-line da revista «human», a 3 de abril de 2020.

Scroll to Top