O poder do LinkedIn na procura de um novo emprego

Como melhorar o perfil e expandir a rede profissional

A presença no LinkedIn é mais importante do que nunca para estar destacado no mercado de trabalho competitivo e estabelecer conexões significativas na área de atuação pretendida. Com milhões de profissionais a utilizar esta rede social, é fundamental que o perfil se destaque entre todos os outros. Por isso, para ajudar nessa missão, a escola tecnológica Ironhack apresenta cinco dicas essenciais para melhorar o perfil e maximizar as oportunidades de carreira.

Texto: Ironhack

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As cinco dicas são as seguintes:

1. Escolher uma fotografia profissional

A primeira impressão é crucial, e no LinkedIn a fotografia de perfil é o primeiro contacto que os recrutadores e outros profissionais têm com um potencial colaborador. Assim, é importante escolher uma imagem profissional, em que o rosto esteja bem visível e com uma aparência amigável e acessível. Fotos informais ou selfies são conteúdos a evitar, uma vez que podem transmitir uma imagem menos profissional.

2. Elaborar um título atrativo e aberto

O título profissional é uma das partes mais importantes do perfil. Este aparece logo abaixo do nome e é um dos primeiros elementos que as recrutadoras veem. Deve-se optar por um título conciso, chamativo e que abranja as principais competências do utilizador. Um título versátil e aberto pode atrair mais interesse de recrutadores e profissionais da área pretendida.

3. Colocar uma descrição profissional detalhada

Na secção de descrição do perfil, os utilizadores devem usar esse espaço para mostrar quem são e o que podem oferecer. Destacar as realizações, experiências relevantes e competências que o tornem um profissional valioso na sua área. Deve utilizar-se palavras-chave relevantes no sector pretendido para facilitar que o perfil seja encontrado por recrutadores nas pesquisas.

4. Incluir conteúdo adicional e provar as conquistas

Os utilizadores não devem deixar de preencher outras secções importantes do perfil, como a sua formação académica, certificações, idiomas, recomendações e interesses. Isso fornece uma visão mais completa do seu perfil profissional e das suas competências. Além disso, é relevante incluir conquistas quantificáveis, como números de projetos realizados, metas alcançadas ou resultados obtidos. Isso ajuda a comprovar a experiência e destaca as habilidades mais fortes.

5. Ser ativo

O LinkedIn é uma plataforma de networking, e para maximizar o perfil é essencial ser ativo. Pode ser importante participar em grupos da área de trabalho, partilhar e comentar conteúdos interessantes e conectar-se com outros profissionais relevantes para a carreira. O envolvimento demonstra interesse no sector e pode levar a oportunidades valiosas.

Melhorar o perfil no LinkedIn é um passo importante para impulsionar a carreira e estabelecer conexões profissionais relevantes. É importante lembrar que se deve manter sempre o perfil atualizado e explorar todas as oportunidades que a plataforma oferece para ampliar a rede de contactos e alcançar o sucesso na trajetória profissional.

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Nota: desde a sua chegada a Portugal em 2019, a escola tecnológica Ironhack tem-se dedicado a preparar a próxima geração de criadores digitais; desta forma, disponibiliza cursos em várias áreas da tecnologia como Web Development, Data Analytics, UX/UI Design e Cibersegurança (as inscrições para os cursos no campus de Lisboa estão abertas até ao dia 15 de setembro para o formato part-time e até ao dia 22 de setembro para o formato full-time; ver aqui).

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»»»» A Ironhack é uma escola em destaque em tecnologia, focada em preparar a próxima geração de criadores digitais. Disponibiliza cursos intensivos e imersivos em Web Development, UX/UI Design, Data Analytics e Cibersecurity, contando com nove campus físicos, em Lisboa, Madrid, Barcelona, Paris, Amesterdão, Berlim e Miami, e um campus totalmente virtual, a Ironhack Remote, que permite aos alunos ingressar na área tecnológica a partir de qualquer lugar. A nível global, a Ironhack já formou cerca de 11 mil estudantes, que estão a construir as suas carreiras em empresas de renome como Google, Twitter, Amazon e Microsoft. Desde que chegou a Portugal, em 2019, já realizou 74  bootcamps.

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