O Ispa – Instituto Universitário lançou o Mestrado em Psicologia Clínica Psicanalítica, destinado a estudantes licenciados em Ciências Psicológicas ou Psicologia que pretendam seguir uma carreira na área da Psicologia Clínica, em contexto público ou privado. O plano de estudos tem a duração de dois anos, em regime diurno.
A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) acreditou este novo ciclo de estudos que tem início no ano letivo de 2023/24 e irá formar profissionais/ investigadores com uma visão prática da Psicologia Clínica, dotando-os de competências e de instrumentos para a intervenção clínica autónoma e a aplicação do pensamento psicanalítico no mundo contemporâneo.
O coordenador do mestrado, José de Abreu Afonso, assinala: «O programa abrange o desenvolvimento normal e patológico e a aplicação dos princípios subjacentes ao modelo analítico na compreensão dos indivíduos, grupos, organizações e situações sociais. Combina o pensamento reflexivo sobre a teoria e a prática com a experiência do estágio curricular, permitindo aos estudantes trabalhar sobre casos reais, em diferentes modalidades de intervenção clínica e psicoterapêutica.»
O mestrado vai desenvolver-se em quatro semestres após os quais é possível a inscrição Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) como psicólogo júnior, visando a obtenção do título profissional de psicólogo. Permite assim acesso, após a obtenção do título profissional, ao exercício da Psicologia Clínica em prática pública ou privada. Possibilita também a candidatura à formação graduada de terceiro ciclo (doutoramento).
O responsável assinala ainda: «Esta formação em Psicologia Clínica Psicanalítica retoma uma antiga tradição do Ispa, tendo sido aliás este o espírito do primeiro mestrado existente na instituição, oferecido na década de 1990. Uma tradição identitária que dá continuidade à função formativa académica que deu origem a profissionais de referência, presentemente integrados no mercado de trabalho.»
O curso é lecionado por um grupo de professores com experiência e conhecimento em primeira mão dos diversos campos de aplicação da psicanálise no mundo atual, focando-se não apenas no setting convencional, mas também na resposta aos desafios sociais e científicos atuais.
«Trata-se do único mestrado específico em Psicologia Clínica Psicanalítica atualmente disponível e possibilita o contacto com as teorias psicodinâmicas – a partir do estudo de autores clássicos e contemporâneos – e a sua articulação com o conhecimento clínico. Com este mestrado abre-se uma porta para todos os interessados noutra forma de estar na Psicologia Clínica», conclui José de Abreu Afonso.
O calendário de acesso, o plano de estudos e mais informações estão disponíveis aqui.
A brochura do curso pode ser descarregada aqui.