A The Vine House, mais recente proposta do grupo Sogevinus para os apreciadores de enoturismo, situada na Quinta de São Luiz – berço dos vinhos Kopke e marca mais antiga de Vinho do Porto – abriu o seu primeiro restaurante com o cunho do chef Vítor de Oliveira, cuja experiência na área da gastronomia remonta a 1994. Aberto de terça a domingo, o novo espaço da Quinta de São Luiz by Chef Vítor de Oliveira, no Douro, já aceita reservas.
Texto: Redação «human»
.
O Rio Douro serve de inspiração primordial para o conceito gastronómico desenvolvido perto do Pinhão, que tem como pano de fundo as tradições da região duriense e os sabores trabalhados e apresentados de forma informal e orgânica. A essência do fogo lento e das panelas de ferro preto esquecidas ao lume, fazem parte do imaginário recriado, ao qual se juntam matérias-primas como o Bacalhau Salgado Seco, o Polvo do Algarve, a Carne Barrosã DOP, o Porco Bísaro e até o Galo Celta.
Nas tábuas esculpidas a partir de barricas centenárias surgem dispostos os exclusivos Queijos de Ovelha com Alecrim ou Malagueta de Trás-os-Montes e o Queijo de Cabra Biológico, mas também as melhores peças de presunto, dada a mestria do chef no manuseio do presunto alentejano, fumado e ibérico. Na terra de berço do Tomate Coração Boi, é também palco de laranjas, toranjas e limões que ganham destaque na cozinha do chef Vítor de Oliveira e se espraiam ao longo de 125 hectares desenhados nos socalcos durienses.
Onde brilham os ingredientes transformados em pratos, brilham também os vinhos da casa que lhes fazem companhia e assumem um merecido protagonismo, das icónicas referências de Porto Kopke às colheitas mais recentes DOC Douro da gama São Luiz, sem esquecer o carácter experimentalista de São Luiz Winemaker’s Collection.
Da gastronomia despretensiosa resultam entradas como o Creme de Santola e Coentros, o Presunto de Vaca Fumado com Azeite e Manjericão e a Sardinha Picante, Broa de Milho e Mousse de Pimento Assado. Como início desta experiência gastronómica, a sugestão passa por um delicioso Porto Tónico com limões e hortelã da quinta. De seguida, para harmonizar com as entradas, sugere-se quatro vinhos: entre os Portos o Kopke 10 Anos White e o Kopke 20 Anos White; enquanto nos DOC Douro se destaca dois vinhos da gama São Luiz Winemaker’s Collection – o Folgazão & Rabigato Branco e o Tinto Cão Rosé.
Nos pratos principais, destaque para o Arroz Caldoso de Bacalhau e o Polvo do Algarve no Pote de Ferro, cuja confeção a seco são o garante da preservação plena dos sabores do mar, que acompanham na perfeição com o icónico Kopke LBV e o São Luiz Reserva Branco. A representar os pratos de carne, ei-los: o Cachaço de Porco Bísaro com Legumes assados e a Perna de Galo Celta em Arroz de Tomate Coração de Boi, sabores que sobressaem ao serem harmonizados com os vinhos Vintage Kopke 2020 e o Quinta de São Luiz Vinhas Velhas.
A tradicional Aletria e o Pudim de Ovos com Vinho do Porto são exemplos do que pode ser servido no momento final da refeição, sem esquecer a Torta de Laranjas da nossa Quinta, que é, sem dúvida, a sobremesa de assinatura do São Luiz by chef Vitor de Oliveira. Leve e delicada, fecha com chave de ouro uma refeição que resulta numa viagem sensorial entre o mar e a montanha. A elevar as sobremesas, não poderia faltar um Porto, ou dois neste caso, sendo que a casa sugere o Kopke Tawny 20 Anos e o Kopke Reserva Tawny.
Para além do restaurante, onde é possível degustar as iguarias do chef, existem também outras ofertas disponíveis, como um piquenique na Quinta de São Luiz. Desta experiência, que tem como pano de fundo uma paisagem cultural da região e a tradição vitivinícola da quinta, será possível pedir um cesto que inclui as seguintes especialidades: Pão e Broa de Milho, Pastel Salgado Tradicional da Região, Tábua de Queijos Portugueses, Saladas de Legumes e Fruta, Sandes de Presunto Ibérico e Azeite da Quinta, Sardinha com Azeite e Tomilho, Doce Tradicional da Região, Fruta da Época e uma garrafa de vinho São Luiz Colheita Branco ou Colheita Tinto. O cesto é válido para duas pessoas e tem um valor de 80 euros.
Pedro Braga, chief executive officer (CEO) da Sogevinus, refere: «A parceria com o chef Vítor de Oliveira é o resultado da nossa aposta no enoturismo na emblemática Quinta de São Luiz. Se no ano passado demos a conhecer a estreante The Vine House, com os seus 11 quartos e uma vista desafogada para o Rio Douro, este ano os esforços estão voltados em criar mais valor a este lugar maravilhoso: isso só poderia acontecer através de uma experiência gastronómica que elevasse também os nossos vinhos.»
Situada na margem esquerda do Rio Douro, perto do Pinhão, em plena sub-região do Cima-Corgo, a Quinta de São Luiz oferece agora a todos os seus visitantes uma experiência enoturística que une o vinho e a gastronomia.
Mais informações: tel. 351 939 953 311; e-mail (book@saoluiz.rest).