A figura de capa da nova edição da «human» é um dos mais destacados gestores portugueses da nova geração: Ricardo Costa, 44 anos, chief executive officer (CEO) do Grupo Bernardo da Costa, que tem a sua origem numa empresa criada em Braga em 1957 e hoje assume uma presença mundial através de inúmeras empresas.
Sobre esta edição, como habitualmente muito variada nos temas, deixamos mais algumas notas: a visita a uma das lojas IKEA em Portugal para a secção «Um Dia na Empresa», acompanhando dois colaboradores; um trabalho com quatro empresas, destacadas num estudo da Randstad sobre as mais atrativas empregadoras de Portugal; e ainda diversas peças ligadas a temas como outsourcing (de pessoas e de serviços), saúde no trabalho (com foco no burnout), benefícios extrassalariais e gestão das pessoas em serviços financeiros, banca e seguros.
.
Resumo da edição
– Editorial: António Manuel Venda
– Zoom: Spotlight/ Best Of/ Flash Interview (Carlos Jesus, da Colt Technology Services)
– Primeira Opinião: Rita Maria Nunes, TAB Portugal
– Entrevista de Capa: Ricardo Costa, Grupo Bernardo da Costa
– Formação: Opinião (Margarida Segard, ISQ Academy)
– Em Foco: A emergência da saúde mental nas empresas
– Um Dia na Empresa: Liliana Ferreira da Cruz e Bruno Santos, da IKEA
– Especial: Benefícios extrassalariais
– Destaque: Empresas atrativas para trabalhar
– Gestão por Objetivos: Opinião (Miguel Vergamota, Talentia Software)
– Dossier: Outsourcing
– Sustentabilidade: Opinião (Maria do Rosário Vilhena, Nestlé)
– Reportagem: RH em serviços financeiros, banca e seguros
– Case Study: Tirar o máximo partido da formação
– Espaço RH: Em Síntese/ Web/ Livro/ Agenda
– Lifestyle: Hotel (Verdelago Resort)/ Relógio (BR 03 Cyber Rainbow)/ Vinho (Herdade de Espirra)
– Última Página: Francisco Matias, DPD Portugal
Para adquirir esta edição da revista «human», envie por favor um e-mail com o seu pedido (geral@human.pt). Se preferir assinar a revista, pode fazê-lo aqui.
.
.
Estatuto editorial
A revista «human» é uma publicação mensal de informação e conhecimento no domínio da gestão, com particular enfoque na gestão das pessoas nas organizações. Faz parte de um projeto mais amplo, o projeto «human», que começou a tomar forma no dia 17 de novembro de 2008 com a colocação on-line do respetivo portal.
A revista destina-se a cargos médios e superiores da gestão de recursos humanos, cargos de direção geral, financeira e jurídica em pequenas e médias empresas (PME), formadores e consultores, professores universitários e estudantes da área.
As opções editoriais da revista (que pertence a uma empresa privada, a Just Media) são definidas pelo diretor, em conjunto com um conselho editorial. Têm por base uma postura independente de orientações políticas, religiosas, culturais ou económicas, com respeito pela diversidade, consciência ética e responsabilidade social. Os conteúdos são produzidos por uma equipa jornalística e ainda por diversos colaboradores que têm como característica principal o facto de abordarem temas sobre os quais detêm um conhecimento marcado sobretudo pela ligação ao mundo das organizações.
A «human» tem uma preocupação especial em apresentar exemplos de boas práticas na gestão das pessoas nas organizações, sem que isso signifique que deixe de marcar a sua opinião crítica em relação àquilo que considere justificável. Apesar de vocacionada para o domínio da gestão, em especial para a gestão das pessoas nas organizações, tem também espaço para temas de âmbito cultural e de lazer.