FCamara começa em Portugal expansão para a Europa

A multinacional brasileira FCamara, especializada em projetos e consultoria para transformação digital, escolheu Portugal para implementar o centro de operações que vai apoiar a sua expansão para a Europa, o Médio Oriente e África. O objetivo é que os projetos nestes mercados sejam liderados a partir de Portugal, tendo como suporte toda a infraestrutura em São Paulo, no Brasil.

A estratégia de expansão para o mercado europeu levou a FCamara a escolher Portugal como hub operacional. «Decidimos que Portugal seria a nossa porta de entrada para consolidar a operação na Europa. Portugal conta com excelentes profissionais, um ecossistema de startups fervilhante, uma boa imagem, tanto ao nível turístico como de estabilidade económica e segurança, e uma excelente localização no continente», refere Fábio Camara, chief executive officer (CEO) e fundador da FCamara. 

Por estas razões, a FCamara distribuiu as operações em Portugal em duas localizações: Leiria, com a base operacional situada na Startup Leiria; e Oeiras, com o escritório de desenvolvimento de negócios no edifício World Trade Center, um dos maiores centros de negócios do país, na zona abrangente do Oeiras Valley; este escritório será inaugurado ainda durante o verão.       

Desde que chegou a Portugal, em 2022, a FCamara tem desenvolvido projetos com um dos principais unicórnios portugueses e na banca. «A nossa estratégia passou por consolidar a presença em Portugal e criar uma equipa local, enquanto estamos a avaliar os mercados europeus para onde fará sentido expandir o negócio. Em apenas um ano e meio de operação europeia, já somos cerca de 50 pessoas envolvidas com projetos em clientes em Portugal, no Reino Unido, nos Países Baixos e nos Estados Unidos», partilha Angelo Tonin, general manager da FCamara Europa.

Fundada em 2007 em São Paulo, no Brasil, a FCamara posiciona-se como um ecossistema de tecnologia e inovação, com especialização nos sectores de retalho e distribuição, manufatura, saúde e serviços financeiros. Nestes sectores, a empresa implementa e suporta soluções com e para os clientes em tecnologia para e-commerce, marketplace, cloud e cibersegurança. Atualmente, conta no grupo com cerca de 1.300 colaboradores, uma carteira de clientes diversificada e presença no Brasil, em Portugal e no Reino Unido. Com equipas especializadas, o grupo atua ao nível das áreas de Full Digital Commerce, Inovação e Embedded Finance, no qual ajuda os seus clientes a maximizar e otimizar as vendas e a rentabilidade em canais digitais.

Entre os principais clientes da FCamara no Brasil encontram-se algumas das maiores empresas privadas do país nas áreas de retalho, distribuição e manufatura, além de grupos globais nas áreas da banca, seguros e saúde. Na administração pública, a empresa foi responsável por projetos estruturais na implementação da plataforma de open banking no Banco Central do Brasil. Fábio Camara sublinha: «O posicionamento da FCamara assenta na estratégia focada no cliente – client centric –, na qual estudamos o mercado em que o cliente atua. Aprendemos as particularidades do nosso cliente e cocriamos projetos de forma a maximizar o que já foi feito e acelerar a adoção digital, a sua diferenciação no mercado em que compete e os resultados das inovações. Para nós cada solução que oferecemos é única, pois combina estratégia, design e engenharia para transformar negócios.»

Um dos sectores em que a FCamara se tem destacado no Brasil é no e-commerce. Com um know-how especializado no sector do retalho on-line, o grupo conta com sete dos 15 principais e-commerces do país como seus clientes em áreas críticas do negócio. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrónico, apenas no e-commerce B2C (business to consumer) o Brasil movimentou mais de 30 mil milhões de euros em vendas on-line a mais de 80 milhões de consumidores em 2022.

.

Aposta no programa de formação Orange Juice

A FCamara defende que para responder aos desafios dos clientes é importante ter profissionais qualificados e motivados. Como tal, em 2017 criou a Comunidade Orange Juice, que é um ecossistema tech com o objetivo de guiar, ajudar e incentivar iniciantes ou já amantes da tecnologia nas suas carreiras profissionais. Independentemente de os membros da comunidade serem ou não colaboradores diretos da FCamara, a empresa realiza mentorias e palestras com chief technology officers (CTOs), desenvolvendo planos de carreira para todos os membros. Além disso, a FCamara proporciona programas específicos para transição de carreira que ajudam a resolver a questão da escassez de mão-de-obra em tecnologia e o desafio do desemprego no mercado brasileiro.

Esta comunidade com mais de 22 mil membros funciona através de parcerias com organizações não-governamentais (ONGs) e Edtechs que oferecem oficinas e aulas, de modo a conduzir pessoas a desenvolver projetos e negócios, através do autoconhecimento e autenticidade.

A Orange Juice (ver aqui) está sedeada no Brasil, mas o objetivo da FCamara é estender a comunidade à Europa. «Sabemos que existe uma escassez de talentos nas tecnologias e precisamos de criar soluções. Pela nossa experiência, a comunidade Orange Juice consegue dar-nos resposta à procura de profissionais qualificados e jovens talentos e, com isto, dar um contributo às necessidades de reskilling e upskilling que se colocam como desafios importantes para Portugal e a União Europeia», assinala Angelo Tonin.

.

FCamara faz parte da Elite

A FCamara é uma das 11 empresas que aderiu à Elite em Portugal, um programa da recém-lançada World Trade Center (WTC) Lisboa International Academy. A Elite, que pertence à Euronext, reúne uma comunidade de empresas, consultores e parceiros. O objetivo é apoiar as empresas em termos de internacionalização, sustentabilidade, empreendedorismos e oportunidades no mercado de capitais. Ao longo do programa vão decorrer workshops, sendo que existe um plano de mentoria que possibilitará desenvolver uma estratégia de ação e orientar as empresas de forma a acederem ao financiamento mais adequado às suas necessidades.

«A FCamara identifica-se com os princípios deste programa, como tal não poderíamos deixar de participar. O programa pretende ajudar as empresas a aumentar a sua dimensão, a rentabilidade e o impacto na comunidade, nomeadamente em termos de emprego, e é isso que a FCamara pretende», faz notar Paulo Felix, business development director da empresa para a Europa.

.

Nota: na imagem, escritório da FCamara em São Paulo, no Brasil.

Scroll to Top