Seis vantagens da aplicação da IA na área de RH

A inteligência artificial (IA) está cada vez mais presente na transformação das empresas e no modo como operam. Na área de recursos humanos (RH), a utilização da IA veio tornar mais eficiente a análise massiva de dados e otimizar muitas das tarefas diárias. A Seresco, empresa tecnológica especializada no processamento e gestão de salários, identifica seis aspetos em que a implementação da IA beneficia as equipas de RH. Deixamo-los a seguir.

Maior objetividade no recrutamento

As ferramentas baseadas em IA permitem efetuar uma filtragem de currículos centrada nos aspetos essenciais do candidato para a vaga a preencher, reduzindo assim o tempo de uma das tarefas mais morosas num processo de recrutamento.

Além disso, permitem eliminar a subjetividade dos processos de seleção, uma vez que, através da triagem das competências dos candidatos, a solução tecnológica seleciona aqueles que melhor se enquadram no padrão de pesquisa estabelecido.

Apoio ao onboarding

A integração de novos colaboradores é uma parte essencial do trabalho dos profissionais de RH e a IA pode tornar o processo mais simples e personalizado executando tarefas como a verificação dos seus documentos ou a realização da formação de acolhimento e no desempenho de funções administrativas como o fornecimento de IDs e acessos ao hardware e ao software da empresa.

Os chatbots dotados de IA podem orientar os novos colaboradores ao longo do processo de integração, respondendo a perguntas e fornecendo informações e sugestões.

Análise de desempenho

As aplicações da IA abrem um vasto leque de oportunidades para os departamentos de RH. Um exemplo disso é a possibilidade de analisar o desempenho dos colaboradores através de uma monitorização automatizada da sua atividade bem como o nível de satisfação dos mesmos para evitar a perda de talentos.

Automatização do processamento salarial

A IA permite desenvolver um assistente virtual que apoia o processamento de salários, corrigindo, prevendo e evitando erros que implicam custos e tempo para as empresas. Isto é conseguido através de algoritmos que analisam dados históricos do processamento dos salários para detetar, classificar e corrigir anomalias, e da aprendizagem automática, baseando-se em informações de erros passados para apoiar as suas previsões. Estes sistemas asseguram uma gestão adequada dos salários através da deteção precoce e da correção automática de erros, bem como da avaliação e auditoria contínuas dos dados introduzidos.

Sistemas de resposta automática

A IA desempenha um papel fundamental na vertente da conversação, permitindo a criação de novos canais de comunicação e pontos de interação. Isto faz com que o serviço proporcionado se concentre na compreensão da linguagem natural e da voz, facilitando interações quase humanas em todos os canais, quer sejam assistidos ou de autosserviço, e que permitem responder às questões recorrentes dos colaboradores.

Aumento da produtividade

Com a introdução da IA nas empresas e graças à aprendizagem automática, é possível que esta se encarregue das tarefas rotineiras e monótonas, permitindo que as pessoas utilizem melhor o seu tempo e se concentrem em tarefas de maior valor.

A disponibilização de sistemas que integram um elevado nível de automatização permite às equipas de RH assumir o papel de consultores estratégicos. Estes profissionais passam a centrar-se apenas nas tarefas ou questões que necessitam efetivamente das suas competências.

.

A Seresco é uma empresa especializada em soluções tecnológicas e transformação digital de empresas e organismos públicos. Fundada em 1969, tem centros de serviço em Madrid, Barcelona, Oviedo e Vigo.  Fora de Espanha, está presente em Portugal, na Costa Rica, na Colômbia e no Peru. Em 2022 fechou o ano com um volume de negócios de 34 milhões de euros, 11% mais do que no ano anterior.

No âmbito do seu plano de crescimento e expansão, a Seresco encontra-se cotada no BME Growth desde dezembro de 2022. A organização, que emprega cerca de 700 profissionais, suporta mais de 1.500 clientes nas áreas de administração de pessoal e salários, transformação digital para PMEs (pequenas e médias empresas), cadastro e cartografia, infraestruturas e segurança de informação, desenvolvimento de software e inovação agrícola e pecuária.

Em Portugal, a Seresco inclui a oferta de todo um portfólio de serviços e soluções para a administração de salários e de recursos humanos, prestando serviços no âmbito da externalização.

.

Nota: imagem Seresco.

Scroll to Top