Empresas inclusivas têm colaboradores mais felizes e satisfeitos

A consultora Kelly divulgou um documento em que se assinala que no ambiente de trabalho moderno a felicidade dos colaboradores é um fator essencial para o sucesso e a realização pessoal e profissional. Refere-se aí que muito se tem falado sobre este tema, até com novos cargos a surgir neste sentido, o que faz com que seja cada vez mais importante reconhecer esta correlação tão significativa. Assim, as empresas estão a adotar práticas inclusivas que promovem a felicidade no trabalho, o que dá origem a resultados positivos, tanto para os colaboradores como para as organizações.

Por exemplo, apresenta-se a criatividade como um recurso valioso no que toca inovação e salienta-se que a resolução de problemas é fortemente influenciado pela felicidade. Rita Mexia, membro do comitê de Equity@Work DE&I na Kelly Portugal, explica: «Colaboradores satisfeitos e motivados têm maior predisposição para assumir riscos, experimentar novas abordagens e encontrar soluções originais. Ao criar um ambiente propício à criatividade, as empresas fortalecem a capacidade dos seus colaboradores para enfrentar desafios e, em última instância, impulsionar o sucesso organizacional.»

No documento pode ler-se que a igualdade de oportunidades é também um pilar essencial. Quando todos os colaboradores têm acesso equitativo a oportunidades de crescimento, desenvolvimento e reconhecimento, o ambiente de trabalho torna-se mais motivador. A sensação de justiça e equidade gera satisfação, o que aumenta a produtividade e o envolvimento dos colaboradores.

«Ao promover um ambiente onde todos se sintam valorizados, respeitados e integrados, as empresas fortalecem a coesão da equipa e melhoram o desempenho organizacional como um todo», explica Rita Mexia. «Isto engloba a implementação de políticas e práticas que evitem a discriminação, a criação de canais de comunicação abertos e transparentes e o estímulo a um ambiente colaborativo, onde todos possam contribuir plenamente com as suas competências. A felicidade no trabalho, a criatividade, a igualdade de oportunidades e a inclusão estão intrinsecamente interligadas. As empresas que promovem um ambiente onde os colaboradores se sintam felizes e realizados colhem os benefícios de uma força de trabalho mais criativa, empenhada e produtiva.

.

A Kelly

A Kelly foi fundada por William Russel Kelly, pioneiro do sector do recrutamento, em 1946 nos Estados Unidos. Em 1972 abriu portas na Europa, nomeadamente em Paris, França. Atualmente, está presente em 39 países e opera em Portugal desde 2008. A Kelly tem aproximadamente 7.000 colaboradores e em 2021 facultou emprego a mais de 500.000 pessoas. Em 2015, 2016, 2017 e 2018 foi considerada como uma das 100 melhores empresas para trabalhar em Portugal, em 2022 uma das 50 melhores e, ainda, em 2017, 2018 e 2019 foi classificada como uma das 25 empresas com maior engagement no LinkedIn. Há oito anos consecutivos que a Kelly Portugal é premiada como «Melhor Fornecedor de RH» na categoria «Recrutamento, Seleção, Avaliação de Competências e Outplacement».

.

Nota: imagem Kelly.

Scroll to Top