A CBRE, consultora imobiliária global, tem vindo a prestar um apoio integrado ao BPI desde 2018, com o objetivo de racionalizar a pegada imobiliária dos serviços centrais do banco e implementar um novo conceito de escritórios, tanto na cidade de Lisboa como na cidade do Porto. Num primeiro momento, o banco procedeu à racionalização dos edifícios de Lisboa e libertou o famoso quarteirão da Rua do Comércio, através da centralização e da reorganização das equipas que tinha dispersas por oito edifícios de escritórios na capital. Também no Porto, a CBRE apoiou com a sua equipa de design e project management o projeto de racionalização de edifícios e implementação de um novo conceito de espaço de trabalho nos dois edifícios principais, o edifício sede Boavista e o edifício Saudade.
Este processo, nas duas cidades, envolveu a equipa de consultoria estratégica da CBRE que fez um estudo de best use e de workplace strategy, apoiando o BPI na definição e na estruturação da distribuição das suas equipas e do seu novo modelo de trabalho, tendo em conta a produtividade, a criatividade e o bem-estar das pessoas.
Num segundo momento, em Lisboa, a equipa de advisory and transactions de escritórios mediou o arrendamento ao banco do edifício Monumental Saldanha, detido pela Merlin Properties. A CBRE envolveu uma equipa multidisciplinar na abordagem a este edifício, tendo feito o design e a gestão de projeto em todos os pisos de escritórios, incluindo os pisos de administração com um look and feel específico e adaptado às necessidades comunicadas pelo BPI. Além dos cerca de 22.000 metros quadrados no Monumental Saldanha, durante o processo de racionalização, o BPI manteve escritórios no edifício Casal Ribeiro 59 no central business district lisboeta (edifício onde a CBRE também desenvolveu e geriu projeto de fit-out de escritórios e áreas comuns). A Vector Mais, que já tinha materializado parte dos escritórios na Avenida Casal Ribeiro, assumiu a totalidade da construção do novo espaço de trabalho no Monumental.
Finalmente o BPI acaba também de abrir ao público, no Piso 0 do edifício Monumental Saldanha, a sua nova flagship «All in One Lisboa», sendo o maior espaço comercial bancário em Portugal, com cerca de 2.300 metros quadrados, e inovador na abordagem comercial e tecnológica oferecida aos clientes, que transformará por completo a experiência dos clientes bancários.
Este novo espaço, também com gestão de projeto CBRE, arquitetura da Broadway Malyan e construção da Vector Mais, servirá para receber clientes particulares e corporativos e conta com uma sala com projeção 360 graus, um robot concierge, cerca de 100 gestores, 13 salas de reuniões e mais de 100 metros quadrados de ecrãs led, onde serão projetados audiovisuais exclusivos.
Ricardo Serrano, head of project management da CBRE, assinala: «O projeto para o BPI é um grande exemplo da capacidade de entrega da CBRE Portugal. Ao longo dos últimos seis anos, construímos uma relação de confiança e proximidade com o BPI que nos permite afirmar que o caminho traçado em 2018 tem sido de um autêntico sucesso para ambas as empresas. Graças a uma equipa multidisciplinar em Lisboa e no Porto, prestámos um serviço totalmente integrado desde o momento zero, gerindo cada projeto de cada edifício de forma única, cuidadosamente planeado, executado e entregue aos novos ocupantes. O último grande projeto realizado para o BPI no edifício Monumental, na construção dos seus novos escritórios e criação da nova flagship são o culminar desta jornada de sucesso. O impacto deste espaço comercial inovador no sector da banca, mas também na cidade de Lisboa, fará do projeto um marco incontornável do sucesso desta relação com o BPI, a que agradecemos toda a confiança que continuamente depositou e deposita no nosso trabalho.»
Por sua vez, Miguel Carvalho Guerra, diretor executivo da Direção de Pessoas e Talento no BPI, partilha: «A parceria BPI/ CBRE neste projeto de longo prazo permitiu desenhar novos modelos de espaços comerciais e de trabalho, que superaram as expectativas e receberam uma avaliação muito positiva por parte dos clientes e dos colaboradores do BPI. O banco aproveitou as diversas valências da CBRE, onde se destaca a equipa que nos tem apoiado no terreno e que assegurou cumprimento dos orçamentos e prazos de execução, das condições de segurança e de toda a envolvente necessária para projetos desta dimensão.»
Finalmente, Duarte Aires, chief executive officer (CEO) da Vector Mais, refere: «A obra do edifício Monumental é um marco importante para a Vector Mais, porque demonstra a eficácia da nossa empresa em abraçar e concretizar projetos com a dimensão do do BPI. A construção dos novos escritórios no Monumental deu continuidade ao trabalho já desenvolvido no edifício Casal Ribeiro 59, materializando agora espaços de trabalho modernos com as melhores práticas ambientais e de racionalização de recursos. O projeto da ‘All in One’ foi especialmente desafiante para Vector Mais, tendo envolvido diversas soluções de construção inovadoras, que possibilitaram a criação de um conceito único a nível nacional.»