Navigator distribui 34 milhões de euros pelos colaboradores

A The Navigator Company concluiu durante o mês de maio a distribuição de 34 milhões de euros aos seus colaboradores, a maior compensação por desempenho e produtividade da história da empresa. É o reconhecimento da entrega e do compromisso das equipas na obtenção dos bons resultados alcançados no ano passado, que contribuíram para elevar a distribuição de prémios de desempenho, distribuir um novo prémio de produtividade e reforçar o programa de rejuvenescimento.

Todos os colaboradores, técnicos operacionais, quadros médios e quadros superiores alcançaram, em média, um prémio equivalente a 4,81 remunerações. A atribuição de um total anual médio de 18,81 salários aos seus colaboradores, um aumento substancial dos benefícios atribuídos em comparação com os 15,9 salários pagos, em média, nos últimos cinco anos, reflete a preocupação da empresa em reforçar a remuneração das suas pessoas em resposta às implicações do atual contexto como a subida da inflação.

Estas medidas vêm dar continuidade à política de valorização das pessoas que fazem Navigator. Só nos últimos 10 anos, já distribuiu mais de 110 milhões de euros em recompensas pelos colaboradores.

.

Aposta no reconhecimento e na valorização dos colaboradores

Diariamente, a Navigator, com o contributo de todos os 3.450 colaboradores, assume a responsabilidade de contribuir para um paradigma de desenvolvimento mais sustentável. Enquanto polo aglutinador de dezenas de milhares de pessoas, com quem partilha e promove valor, mas também conhecimento e experiência, a empresa ambiciona ser um motor de criação de impacto positivo e de valorizar o melhor que tem: o seu capital humano.

Assim, dando continuidade a uma política de valorização dos seus recursos humanos enquanto pilar de todas as operações, tem investido na sua qualificação, no reconhecimento,  na motivação e em saúde e bem-estar.

Para além dos estímulos financeiros, em que se inclui também o pagamento do trabalho suplementar acima dos mínimos legais, os colaboradores dispõem de um conjunto adicional de benefícios no valor de 1,11 salários, que se traduz num investimento médio anual de 1.815 euros por pessoa e num investimento anual de cerca de seis milhões de euros por parte da empresa. Entre as regalias que fazem parte do pacote inclui-se, entre outras: Seguro de Saúde, que abrange tanto os trabalhadores, como os agregados familiares; Seguro de Vida, que inclui cobertura de morte e invalidez total e permanente; complemento de doença adicional ao subsídio concedido pela Segurança Social e Fundo de Pensões; Apoio à Família, que se materializa através de subsídios para infantários, subsídios de apoio escolar e subsídios para filhos com necessidades especiais, Bolsas de Estudo e Subsídio de Natalidade.

A Navigator tem também em curso diversas iniciativas com o objetivo de promover o envolvimento dos colaboradores. Por exemplo, no ano passado foi lançado o projeto «Crescer», que a partir de sugestões vindas dos colaboradores visa antecipar futuras necessidades e focar a organização em torno do seu propósito corporativo: «São as pessoas, a sua qualidade de vida e o futuro do planeta que nos inspiram e nos movem.»

A Navigator criou também o Future Leaders Forum, iniciativa dirigida a cerca de 60 jovens quadros seus que constituíram, entre eles, um Conselho (Board) não estatutário, formado por oito jovens até aos 33 anos. Reunindo numa base semestral, estes jovens trabalham, em conjunto com a Comissão Executiva, na procura de soluções para os desafios concretos com que a empresa se depara.

O Programa Straight to the Top é outra das iniciativas que evidencia a importância da participação ativa dos colaboradores no esforço de inovação, nomeadamente no desenho de soluções para otimização dos processos e eficiência operacional. Ao longo de 2022, foram captadas 35 novas ideias propostas pelos colaboradores, que podem vir a ser implementadas após um processo de aprovação, premiando os autores das ideias aprovadas.

O investimento no capital humano contribui para que a Navigator seja a segunda empresa industrial mais atrativa para trabalhar em Portugal, segundo os prémios «Randstad Employer Brand Research 2023». Pelo terceiro ano consecutivo, posicionou-se no top 20 deste ranking, ocupando a posição 11 entre as melhores empresas para trabalhar.

A The Navigator Company é um produtor integrado de floresta, pasta, papel, tissue, soluções sustentáveis de packaging e bioenergia, cuja atividade se encontra alicerçada em fábricas de última geração à escala mundial, com tecnologia de ponta. É reconhecida como uma referência de qualidade no sector em todo o mundo.