Semana de quatro dias de trabalho para os 40 colaboradores da Evolve

A Evolve, empresa de recursos humanos com agências localizadas em Leiria, Lisboa, Porto e Setúbal, comunicou que irá aderir ao programa-piloto da semana dos quatro dias de trabalho, promovido pelo Governo.

Consciente de que estamos perante novas formas de trabalho, a Evolve entendeu que este seria o momento oportuno para se adaptar a uma nova realidade organizacional, onde acredita que será possível estabelecer um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional.

«Se por um lado a semana de quatro dias de trabalho vem trazer novos desafios à rotina organizacional, por outro lado acreditamos que as vantagens poderão superar esses desafios e que os nossos colaboradores estarão mais motivados e focados durante o seu horário de trabalho», afirma Inês Luis, diretora geral da Evolve.

O grande desafio é garantir que os colaboradores consigam manter a produtividade, trabalhando menos horas. Para isso, a Evolve irá adotar novas práticas de gestão, como a criação de métodos de trabalho que evitem interrupções, a introdução de escalas de trabalho que garantam o funcionamento da empresa durante os cinco dias úteis da semana e a adoção de novas tecnologias que permitam automatizar alguns processos. «Tudo para que os nossos clientes continuem a usufruir diariamente de um serviço personalizado e de qualidade, a que já estão habituados», sintetiza a responsável.

Miguel Fontes, secretário de Estado do Trabalho, refere por sua vez: «Do lado dos trabalhadores, iremos medir os efeitos no bem-estar, na qualidade de vida, na saúde mental e na  saúde física, bem como o seu nível de compromisso com a empresa, a satisfação com o trabalho e a intenção de permanecer na organização. Do lado das empresas, o foco vai ser na produtividade, na competitividade, nos custos intermédios e nos lucros.»

O programa-piloto dos quatro dias de trabalho arranca em junho e terá uma duração de seis meses. Os 40 colaboradores da Evolve abrangidos por este projeto irão passar das 40 para as 36 horas semanais de trabalho, sem qualquer perda salarial ou de direitos.