Nestlé ajuda apicultores portugueses

A Nestlé, através da NESTUM, vai oferecer este ano mais 300 núcleos de abelhas-rainha a mais de 100 apicultores de todo o país, através da iniciativa «Juntos Pelas Abelhas». Esta é já a terceira edição, que somada às anteriores totaliza 1.000 núcleos de abelhas-rainha oferecidos a apicultores, com o objetivo de contribuir para reposição de abelhas em território nacional, visando compensar as perdas de colmeias registadas nos incêndios florestais. Este número de 1.000 novas colmeias pode traduzir-se em cerca de 50 milhões de novas abelhas em todo o país.

Sendo o mel uma das matérias-primas adquiridas pela Nestlé a produtores nacionais e utilizada na produção, na Fábrica de Avanca, de alguns dos produtos do portefólio da empresa, desde logo o NESTUM Mel, esta iniciativa encerra em si uma tripla vertente de partilha de valor económico e social – pelo apoio à resiliência da atividade apícola portuguesa – e ambiental –, pela promoção da biodiversidade que está inerente ao apoio dado para a manutenção de um efetivo saudável de abelhas em Portugal.

Elisa Riboldi, business executive officer para Nutrition & Dairy da Nestlé Portugal, refere: «O movimento ‘Juntos Pelas Abelhas’ surgiu em 2021 da necessidade do apoio à resiliência do sector apícola nacional, que todos os anos se vê afetado pelos incêndios florestais que assolam o país, com perdas nos efetivos de colmeias e consequente impacto na produção de mel. Para a NESTUM, marca que tem no seu portefólio vários produtos com mel, foi um imperativo encontrar uma forma de apoiar este setor e essa foi a de oferecer, todos os anos, novas colmeias para reposição das que se perderam. Este projeto, que nos enche de orgulho, vai também ao encontro dos compromissos de sustentabilidade da Nestlé, uma vez que são as abelhas os mais relevantes insetos polinizadores, uma atividade essencial à biodiversidade dos territórios.»

Este programa de apoio tem na sua génese um protocolo celebrado com as duas principais federações representativas do sector apícola nacional – FNAP (Federação Nacional dos Apicultores de Portugal) e FENAPICOLA (Federação Nacional de Cooperativas Apícolas e de Produtores de Mel). Conta também, desde a primeira hora, com o apoio técnico e científico da DGAV (Direção-Geral de Alimentação e Veterinária), quer na definição dos critérios de elegibilidade, quer na análise de candidaturas para posterior oferta de núcleos, e com o apoio logístico do Laboratório Apícola (Posto Tapada da Ajuda) do INIAV (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária).

De modo a assinalar a entrega destes novos núcleos aos apicultores portugueses, a Nestlé realizou na manhã de 19 de maio uma cerimónia na sua sede em Linda-a-Velha, que contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues, da diretora geral da DGAV, Susana Guedes Pombo, da coordenadora do Laboratório Apícola do INIAV (Tapada da Ajuda), Joana Godinho, e dos responsáveis das duas federações apícolas nacionais – Manuel Gonçalves, presidente da FNAP, e Dinis Silva, secretário geral da FENAPÍCOLA.

Para a campanha de 2023 estão já encontrados os 111 vencedores que reuniram os critérios necessários à concessão deste apoio, entre eles o facto de terem sido afetados em 2022 por perdas na produção associadas aos incêndios e/ ou desastre natural. Através desta ação de responsabilidade social, a NESTUM promove a valorização do mel e dos produtos apícolas nacionais.

Scroll to Top