Prémio Vida Literária Vítor Aguiar e Silva
Lídia Jorge distinguida

A escritora Lídia Jorge é a vencedora da segunda edição do Prémio Vida Literária Vítor Aguiar e Silva, da Associação Portuguesa de Escritores, iniciativa levada a cabo em parceria com a Câmara Municipal de Braga. O livro mais recente de Lídia Jorge é o romance Misericórdia.

Texto: Redação «human»

.

A escritora Lídia Jorge, cuja obra é publicada pela editora Dom Quixote, do Grupo LeYa, foi anunciada como vencedora, por unanimidade do júri, da segunda edição do Prémio Vida Literária Vítor Aguiar e Silva, instituído pela Associação Portuguesa de Escritores em parceria com a Câmara Municipal de Braga.

Referindo-se à autora do romance Os Memoráveis como «uma personalidade de invulgares méritos e reconhecimento da atividade cultural», os elementos do júri justificaram a atribuição considerando «o percurso notável da escritora, romancista e poeta, autora de obras marcantes nos domínios do conto e da crónica, com numerosas e aplaudidas traduções em diversas línguas».

O Prémio Vida Literária Vítor Aguiar e Silva foi criado em 2021 e é atribuído de dois em dois anos. O primeiro vencedor foi o ensaísta e tradutor João Barrento. No passado, quando era designado apenas por Prémio Vida Literária, foi entregue a figuras como José Saramago, Maria Velho da Costa e Manuel Alegre.

Lídia Jorge estreou-se com a publicação de O Dia dos Prodígios (1980), um dos romances mais emblemáticos da literatura portuguesa pós-revolução. Os seus textos têm sido adaptados para teatro, televisão e cinema e têm sido distinguidos com os principais prémios literários nacionais.

De entre os livros da escritora destacam-se A Costa dos Murmúrios, O Vale da Paixão, O Vento Assobiando nas Gruas, Os Memoráveis e Estuário.

Amplamente traduzida e publicada no estrangeiro, entre as distinções internacionais que recebeu contam-se o Prémio Albatros, da Fundação Günter Grass, e o Prémio FIL de Literatura em Línguas Românicas de Guadalajara (México).

A Dom Quixote publicou em outubro de 2022 o mais recente romance de Lídia Jorge, Misericórdia, com assinalável sucesso da crítica e dos leitores, estando já na quarta edição.

.

Nota: foto de João Pedro Marnoto