Um português médio gerado através de inteligência artificial

Na sua mais recente campanha de marketing, o Banco Santander utilizou o software de inteligência artificial (IA) «Stable Diffusion» para criar um homem português típico baseado em fotos de 277 pessoas com idades entre os 18 e os 75 anos.

Numa altura em que se começa a falar das interfaces de IA como o ChatGPT, esta campanha surge para pôr em perspetiva que, por muita evolução tecnológica que venha facilitar e agilizar a vida das pessoas, os momentos mais significativos da existência humana acontecem quando desafiamos as probabilidades.

Felizmente, o Manel não é real. Foi construído com base em dados e números retirados de estatísticas oficiais sobre o homem português comum.

«O Santander não é para o Manel. Quisemos mostrar que o mais importante são as pessoas, e para isso desafiamos a média e a sua ditadura de probabilidades», refere Ricardo Jorge, administrador executivo do banco, acrescentando: «Claro que os dados são importantes para as empresas, mas o papel de uma marca vai para além disso. Para perceber o porquê dos números, precisamos de olhar a realidade, para as pessoas. Pessoas que todos os dias fazem as suas escolhas orientadas para o progresso que desejam. Para si próprios, para as suas famílias, nas suas comunidades e empresas.»

A campanha conta com a participação de Irina Rodrigues, atleta olímpica em lançamento do disco e a terminar o mestrado em Medicina com o apoio de uma bolsa do Santander, Débora Campos, fundadora da startup AgroGrIN, financiada pelo prémio Santander X, que transforma resíduos alimentares através de tecnologia patenteada, e Joana Bernardo, recrutada para o banco através do projeto de integração profissional em parceria com a Associação Salvador.

Ricardo Jorge conclui:«O Santander existe há mais de 160 anos para ajudar as pessoas a prosperar, a seguir em frente, a cumprir os seus sonhos. Por isso há que ver para além dos números. E se há quem escolha ver probabilidades, nós escolhemos ver pessoas.»

A campanha, criada pela Wunderman Thompson e produzida pela Garage, arranca hoje, 21 de abril, com um forte investimento publicitário, que contará com televisão, exterior, display e redes sociais, para além dos canais próprios do Santander.

O vídeo pode ser visualizado abaixo.

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