MARE ISPA promove dia aberto para «Ouvir o estuário» do Tejo

O Mare ISPA vai promover a iniciativa «Ouvir o estuário», no dia 26 de abril, que vai consistir na instalação de pontos de escuta no estuário, onde será possível ouvir a paisagem acústica subaquática do Rio Tejo, ao longo do dia. Entre as 10 e as 13H00, junto à Estação Fluvial de Belém (Lisboa) e entre as 14H30 e as 16H30, junto ao Cais Fluvial da Trafaria, na margem oposta, dois biólogos terão como missão a interação com o público, explicando o que se consegue ouvir in loco.

Esta data coincide com o Dia Internacional da Sensibilização para o Ruído e será o evento que marcará o arranque das ações do projeto «Tejo Sonoro». 

O projeto «Tejo Sonoro», do MARE ISPA, tem previstas várias ações enquadradas na missão de desenvolver uma ciência mais participativa e o voluntariado ativo, com o objetivo da sensibilização ambiental da sociedade civil. Este projeto inclui iniciativas como «Ouvir o estuário», programas de voluntariado ambiental, formação e capacitação para stakeholders e o desenvolvimento de um guia de boas práticas digital e um pequeno vídeo de divulgação para um programa de sensibilização ambiental em meios digitais, que decorrerá entre junho e outubro.

O «Tejo sonoro» é um projeto financiado pelo Fundo Ambiental, no âmbito do concurso «Educação Ambiental + Transversal + Aberta + Participada 2022». O projeto decorrerá até ao final de novembro de 2023.

O evento é aberto ao público e não necessita de inscrição.

De assinalar que o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (ver aqui), é um centro de investigação na área do mar que reúne mais de 400 investigadores de seis universidades portuguesas. As universidades envolvidas neste novo centro são a Universidade de Lisboa, Universidade de Coimbra, Universidade dos Açores, Universidade de Évora, Universidade Nova de Lisboa e o ISPA – Instituto Universitário.

.

O Ispa – Instituto Universitário

Pioneiro na área da Psicologia em Portugal, o Ispa tem 60 anos de história e excelência no ensino superior e na investigação científica. Conta atualmente com três escolas: Psicologia e Ciências do Comportamento, Biociências e Educação. Estas três grandes áreas de estudo refletem a excelência do projeto pedagógico e científico, a elevada qualificação do corpo docente, a dinamização de projetos (nacionais e além-fronteiras) em nome próprio e em parceria, e o trabalho contínuo em prol das ciências psicológicas, sociais e da vida – resultando num elevado reconhecimento pelo mercado de trabalho e elevadas taxas de empregabilidade.

Scroll to Top