Mentoring: três círculos

Como pode um mentor evitar que o mentee fique refém de situações globais que o ultrapassam? João Catalão fala-nos de uma ferramenta de mentoring que orienta o mentor na dinamização dessa reflexão pelo mentee a partir de três círculos.

.

Vídeo 174: Mentoring talks – Dinâmica dos três círculos (por João Catalão)

A manifestação de preocupações pelo mentee relativamente ao contexto global que lhe é externo é uma situação comum em mentoring. É missão do mentor evitar que o mentee fique refém de situações globais que o ultrapassam. Assim, esta ferramenta  orienta o mentor na dinamização dessa reflexão pelo mentee a partir de três círculos, motivando-o e mobilizando-o para se focar e agir em situações sobre as quais possa ter influência, intervenção e controlo direto. Dessa forma, o mentor contribuirá para a maior eficácia do processo de mentoring.

****

Esta série de vídeos é da autoria de Ana Teresa Penim e João Catalão, executive coaches, team coaches e mentores, membros da International Coach Federation (ICF), do The European Mentoring & Coaching Council (EMCC) e da ASESCO Asociación Española de Coaching. Os dois especialistas, autores dos livros «Ferramentas de Coaching», «Ferramentas de Team Coaching» e «Ferramentas de Mentoring», além de outros, são ainda fundadores da YouUp – The Coaching & Mentoring Company.

A partilha começou aqui, no espaço on-line da revista «human», a 3 de abril de 2020.

Scroll to Top