Politécnico de Setúbal reforça oferta de mestrados e pós-graduações

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) tem a decorrer, até ao próximo dia 29 de junho, a primeira fase de candidaturas para cursos de mestrado e pós-graduação, disponibilizando uma vasta oferta com várias novidades nas áreas de Saúde, Educação, Ciências Empresariais e Engenharia e Tecnologia.

No domínio da Saúde, destaca-se o arranque do mestrado em Terapia da Fala, uma formação que se distingue por oferecer um plano de estudos inovador e adaptável, indo ao encontro das necessidades de formação pós-graduada dos terapeutas da fala. Mantêm-se abertos igualmente os mestrados de Prática Avançada de Fisioterapia em Neurologia, e de Fisioterapia em Condições Músculo-Esqueléticas, em parceria com a Universidade Nova de Lisboa.

No que toca à Educação (candidaturas até 6 de julho), estão disponíveis três mestrados lançados em 2022, dois deles como reposta às necessidades sentidas na área da formação de professores, nomeadamente em Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no Segundo Ciclo do Ensino Básico e em Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico e de Português e de História e Geografia de Portugal no Segundo Ciclo do Ensino Básico. Também disponível para uma segunda edição, o mestrado em Educação, Práticas Artísticas e Inclusão propõe-se formar profissionais polivalentes e com competências para atuar em projetos educativos em diferentes contextos sociais, culturais e artísticos. No leque de pós-graduações, destaca-se o curso, igualmente recém-lançado, na área da Prescrição de Exercício na Saúde Cardiovascular, Respiratória e Metabólica, para diplomados e profissionais na área das Ciências do Desporto. 

Com vasta oferta na área das Ciências Empresariais, o IPS abre vagas para um total de nove cursos de mestrado, merecendo realce a segunda edição do curso de mestrado em Ciência de Dados para Empresas, uma formação alinhada com a estrutura curricular da European Data Science Academy. A área dos Negócios e Finanças Empresariais é também contemplada com uma pós-graduação, que avança igualmente para uma segunda edição.

Para 2023/2024, o IPS abre vagas para oito cursos de mestrado e uma pós-graduação nos domínios da Engenharia e Tecnologia, que serão ministrados nas suas duas escolas superiores de Tecnologia, em Setúbal (ESTSetúbal/ IPS) e no Barreiro (ESTBarreiro/ IPS).

Entre as ofertas mais recentes, destaca-se o curso de mestrado em Engenharia Biomédica, uma parceria entre a ESTSetúbal/ IPS e a ESS/ IPS, que visa aprofundar e desenvolver novas competências para  a criação de soluções tecnológicas inovadoras na área de Saúde e Bem-Estar. A ESTSetúbal/ IPS abre também vagas para a pós-graduação em Motorização de Veículos Elétricos e Híbridos. Quanto à ESTBarreiro/ IPS, a oferta de mestrados centra-se na Engenharia Civil, Conservação e Reabilitação do Edificado e Engenharia Biológica e Química.

Sempre atento à atualidade do mercado de trabalho, em constante transformação, e perfeitamente alinhado com o desígnio nacional de ter cidadãos cada vez mais qualificados, o IPS tem vindo a reforçar e a diversificar a sua oferta de formação pós-graduada ao longo dos últimos anos, contando em vários dos novos cursos disponíveis com o apoio financeiro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Mais informações aqui.