Na vanguarda da requalificação profissional
Digital reskilling

A requalificação profissional é, cada vez mais, uma necessidade exigida pelo mercado de trabalho. A evolução tecnológica e o espaço digital têm vindo a exigir novas aptidões e perfis dos profissionais que são contratados, acabando mesmo com algumas profissões e alterando significativamente outras. Também é verdade que se abre caminho para a criação de novas vias no mercado de trabalho. Desta forma, começa-se a ouvir falar, cada vez mais, na importância da requalificação profissional.

Texto: Luís Manuel Ribeiro Foto: DR

.

Consciente desta necessidade, o CESAE Digital criou já há cinco anos o #digitalReskilling. Trata-se de um programa de requalificação e integração profissional de jovens e adultos que se desenvolve através de ações de formação nas áreas emergentes das tecnologias digitais, onde a oferta acaba por ser mais escassa e a procura torna-se cada vez mais crescente.

Atualmente, o CESAE Digital disponibiliza cursos de Programação, Cibersegurança, Administração de Sistemas, Design & Multimédia e Gestão & Marketing.

Esta oferta ilustra bem o nosso alinhamento com o futuro do trabalho e das qualificações, que exigem cada vez mais competências digitais para o seu desempenho e que responda às exigências e transformações sociais e económicas em curso.

Com o #digitalReskilling pretende-se ainda que, através do desenvolvimento de competências técnicas, a formação seja também complementada pelo desenvolvimento de soft skills, como o empreendedorismo e a liderança.

Através dos cursos disponíveis no âmbito do #digitalReskilling pretende-se aumentar o número de profissionais nas áreas digitais emergentes, capacitar os profissionais para o domínio técnico especializado, promover o desenvolvimento de competências humanas em ambiente de projetos tecnológicos e dotar especialistas para integrar o mercado de trabalho.

Os cursos são constituídos por 50 horas de competências transversais, 500 horas de formação técnica e 400 horas de formação prática em contexto de trabalho, num total de 950 horas.

É importante ainda referir que o CESAE Digital tem em conta as necessidades das empresas, adequando a sua oferta formativa a essas mesmas necessidades. São os nossos parceiros que nos ajudam a estar na dianteira das necessidades das empresas, e é com estas que vamos dando conta de quais são as necessidades presentes e futuras.

O CESAE Digital forma mais de oito mil pessoas por ano e tem vindo a reforçar a cooperação com as empresas na vertente da qualificação dos recursos humanos.

.

»»»» Luís Manuel Ribeiro é presidente do CESAE Digital. O CESAE Digital foi criado em julho de 2020, fruto da transformação do então designado CESAE – Centro de Serviços e Apoio às Empresas, promovida pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e por acordo entre o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional e a AEP – Associação Empresarial de Portugal, prosseguindo uma tarefa qualificante de cerca de 35 anos ao serviço da inovação e do conhecimento.