Avila Spaces eleito «Melhor Coworking do Mundo»

O Avila Spaces é o «Melhor Coworking do Mundo». O espaço de coworking português ganhou o prémio máximo, na sua categoria, nos Global Startup Awards, eleito por um júri internacional e pelo número de votos on-line

Em 2021, o Avila Spaces já tinha sido nomeado para o prémio de Best Coworking Space a nível mundial, uma competição que faz parte do Global Startup Awards e que tem como objetivo reconhecer as melhores organizações do ecossistema global de startups

Agora, dois anos depois, a nomeação repetiu-se, mas o desfecho foi diferente: o Avila Spaces é o melhor coworking do mundo – é a primeira vez que um espaço de trabalho partilhado português ganha este prémio, que se junta ao de melhor coworking do Sul da Europa que já tinha sido conquistado no verão de 2022, pela segunda vez em três anos. O Avila Spaces é mesmo o único a ter dois galardões de «Best Coworking Space» do Sul da Europa.

«Este prémio vem reforçar a nossa liderança no sector dos espaços de trabalho flexíveis em Portugal e é o resultado de quase 20 anos de um percurso marcado pela constante inovação dos nossos serviços. Por outro lado, também reconhecemos que beneficiamos de um ambiente propício à instalação de empresas em Portugal, numa altura em que o nosso ecossistema de empreendedorismo ganha cada vez mais força, e Lisboa aparece no topo dos rankings das melhores cidades para investir, trabalhar e viver», diz Carlos Gonçalves (à esquerda na foto), chief executive officer (CEO) do Avila Spaces.

Na gala dos Global Startup Awards, que aconteceu em Copenhaga (Dinamarca), o Avila Spaces superou coworks de países que já tinham conquistado os respetivos prémios regionais: Suécia, África do Sul, Geórgia, Bulgária, Sri-Lanka, Malásia e Emirados Árabes Unidos. 

Nesta cerimónia marcou presença o embaixador de Portugal na Dinamarca, João Maria Cabral, que assinalou: «Foi com grande prazer e orgulho que assisti à consagração do Avila Spaces como o melhor coworking do mundo.  É uma distinção que também honra o nosso país, que ilustra a qualidade do nosso empreendedorismo e que valoriza Portugal como um destino privilegiado de nómadas digitais e incubador de start-ups».

Uma das principais razões para esta vitória foi a abertura daquele que é o primeiro espaço de cowork integrado num centro comercial: o Avila Work City, no Atrium Saldanha (Sonae Sierra), em Lisboa, num open space de 700 metros quadrados com área de lounge, zonas de trabalho individuais e colaborativas, escritórios privativos, salas de reunião, boots para chamadas telefónicas e copa.
Outro factor que contribuiu para distinção foi a grande diversidade de empresas que fazem parte da comunidade do Avila Spaces – desde empreendedores, nómadas digitais, até empresas multinacionais como Chanel, Lindt ou Royal Caribbean –, proporcionando excelentes oportunidades de networking e sinergias.