Isabel Silva, do Grupo JMV
«O DISC torna visível que cada ser humano é único, e torna mais fácil vivenciar a empatia.»

A diretora de gestão de pessoas do Grupo José Maria Vieira (JMV) foi uma das participantes mais recentes na certificação internacional DISC Behaviour Analyst. Apaixonada pelo autoconhecimento, acredita que as empresas devem investir na motivação e na felicidade dos colaboradores.

Texto: Redação «human» Foto: DR

.

É usual afirmar-se que há uma vida antes e outra depois do DISC, entre os membros da comunidade. Qual é a principal aprendizagem que leva para a sua vida pessoal e profissional depois da certificação?

Sempre me foquei em trabalhar o valor da empatia. Tenho sempre muito presente que a conciliação de diferentes formas de estar e agir entre as pessoas e equipas faz parte do sucesso das organizações.

Porém, o ser humano é diferente na forma como reage perante desafios e situações indutoras de stresse, e nem sempre é fácil conseguir a sua agregação.

A certificação DISC dotou-me de competências para poder ajudar os líderes e as equipas com quem trabalho.

Desde logo, permite compreender as diferenças de comportamentos e encontrar uma forma de harmonizar estas diferentes formas estar, e, por consequência, melhorar o ambiente de trabalho e a felicidade nas organizações.

O autoconhecimento e o conhecimento dos outros é uma arma poderosa e facilitadora da comunicação?

A metodologia DISC tem sido fundamental no processo de recrutamento, como meio de conhecer o candidato ideal para a função, enquadrando-o no perfil comportamental pretendido pelo recrutador e aumentando a taxa de sucesso deste procedimento.

O autoconhecimento que o DISC me proporcionou, quer na minha vida profissional, quer na pessoal, trouxe-me uma perfeita consciência de quem sou e de como reajo perante as diferentes situações, ajustando o meu comportamento face aos outros e às circunstâncias com que me deparo.

O DISC torna visível que cada ser humano é único e torna mais fácil vivenciar a empatia.

Como responsável de recursos humanos de uma grande empresa, de que forma vê a aplicação da metodologia DISC na sua organização, a curto e longo prazo?

Começamos a usar o diagnóstico DISC, desde logo, em fase de recrutamento.

Conhecer melhor o candidato, o seu perfil comportamental, o ambiente de trabalho que prefere, diminui o erro na seleção, fazendo um melhor enquadramento do mesmo com a sua chefia.

Conhecer o perfil do candidato permite, também, encontrar a maneira de motivar e liderar de forma mais eficaz, chave fundamental para um bom desempenho e relacionamento de excelência.

Vamos avançar com um projeto no âmbito de liderança e da gestão de equipas.

O DISC vai ser uma das etapas que vamos implementar, para aumentar o conhecimento dos outros, nomeadamente estilos de liderança e comunicação.

Desta forma, estou certa de que vamos melhorar a relação entre equipas, bem como a segurança psicológica nas mesmas.

Vai permitir também aferir o comportamento de cada pessoa, face ao seu nível de domínio, influência, estabilidade e conformidade, permitindo conhecer os pontos fortes e o contributo de cada uma para a organização.

Otimizar a retenção e o desenvolvimento de talento dos colaboradores é crucial para qualquer empresa. Que desafios se impõem em tempos de mudança?

O mercado de trabalho está, de facto, num período mais dinâmico, onde a retenção de talento é um desafio.

Numa altura em que a pandemia está a ser ultrapassada, mas os hábitos de trabalho ainda não voltaram totalmente ao período pré-Covid, encontrar a forma de motivar os colaboradores continua a ser um desafio ainda maior para as empresas.

São vários os fatores que influenciam a retenção de um talento, o desenvolvimento permanente, o sistema de recompensa adequado e os níveis motivacionais elevados, alicerçados num forte compromisso e estrutura.

Considera-se essencial que as organizações implementem políticas e princípios que tenham como principal objetivo o bem-estar dos seus colaboradores, de forma a que estes se sintam motivados e comprometidos.

Temos perfeita consciência de que os fatores mais significativos para a satisfação das nossas pessoas são: o desenvolvimento de talento, missão e propósito dentro da organização, autonomia, colaboração e empowerment.

Num mercado altamente competitivo, com desafios, tanto para trabalhadores como para líderes, ser uma das melhores empresas para trabalhar é um compromisso que surge de uma estratégia complexa, a longo prazo, e complementada por vários pilares.

Temos por missão, enquanto gestão de pessoas, dotar as empresas do Grupo JMV dos melhores colaboradores, qualificados, empenhados e alinhados com os nossos valores e objetivos, assegurando-lhes o adequado desenvolvimento, num ambiente familiar e humano.

Contudo, temos presente que o fit entre a pessoa e a empresa vai para além da função e das competências técnicas, com os profissionais a exigirem trabalhar num local que se enquadre no seu propósito de vida.

Este é um caminho difícil, que exige capacidade de inovação e adaptação ao novo colaborador, mas a resiliência e a vontade de reter os melhores e ser um dos melhores empregadores, vão comprovar que este é um investimento que vale a pena e dá muitos frutos.

.

Nota: DISC – mais informações aqui; entrevista feita em colaboração com o SEAL GROUP.

.

»»»» Isabel Silva é diretora de gestão de pessoas do Grupo José Maria Vieira (JMV), que tem mais de 50 anos de História. No grupo destaca-se a JMV Distribuição, que tem vindo a ser escolhida por marcas nacionais e internacionais de grande relevo para fazer chegar os seus produtos aos consumidores. A aposta no serviço, a solidez económica e a experiência internacional são o garante da preferência de produtores de vinho e espirituosos. A JMV integra inúmeros recursos físicos e humanos, assegurando uma forte proximidade aos clientes em todo o continente e nas ilhas e garantindo elevados níveis de satisfação. Mas importante é também a solidez do grupo económico que integra – totalmente português e familiar. A dimensão no mercado nacional é acompanhada pelo crescimento internacional: a atual presença direta do grupo em Portugal, Espanha, Canadá e Estados Unidos, bem como a presença dos seus produtos em cerca de 60 mercados acumulou uma experiência que gera segurança aos parceiros e é um ativo fundamental para os bons resultados obtidos.