VisionWare investe no talento feminino

Empresa portuguesa dedicada a segurança de informação e cibersegurança, a VisionWare anunciou que, desde 2020 até ao presente aumentou o número de colaboradores do sexo feminino em 27%, representando agora 36% do total dos seus recursos humanos. Fruto de uma aposta na contratação e retenção de talento feminino, a empresa avança ainda que 26% dos cargos de liderança e gestão são ocupados por mulheres.

Num sector ainda dominado pelo género masculino, e mais ainda na vertente da cibersegurança, nota-se que, neste âmbito, Portugal continua ainda abaixo da média europeia. De acordo com dados avançados pelo Eurostat referentes a 2021, apenas 14,4% dos profissionais no sector das tecnologias de informação (TI) em Portugal são do sexo feminino. Nesse sentido, a VisionWare tem contribuído para alterar este paradigma, até pelos resultados positivos alcançados através da sua aposta na gestão feminina, tendo vindo a privilegiar valores como a diversidade, igualdade e sucesso, aplicando-os de forma rigorosa desde a sua fundação, em 2005.

«Temos diversos exemplos de mulheres bem-sucedidas, com elevadas competências e qualificações diferenciadoras no sector tecnológico», refere o chief executive officer (CEO) da VisionWare, Bruno Castro, adiantando ainda que a empresa, com sede no Porto e escritórios em Lisboa e na Cidade da Praia, em Cabo Verde, «assume desde o primeiro momento o compromisso de querer apostar neste tipo de talento, independentemente de ser uma indústria masculina aos olhos da sociedade». Aliás, garante o responsável máximo da empresa, na VisionWare «distinguimos o rigor, a objetividade e o profissionalismo, e isso são características comuns em ambos os géneros», daí acrescenta: «Acreditamos que é pelo exemplo que temos de continuar a nossa missão e atrair ainda mais mulheres para a tecnologia. Contudo, a aposta na representatividade das mulheres não deve ser apenas na área tecnológica, mas sim transversal a todos os sectores”, refere o CEO.

Na empresa defende-se ainda que as mulheres têm sido sinónimo de um importante contributo para a alta performance e o crescimento sustentado que registaram. Isto tanto nas áreas operacionais e técnicas, como Privacy & Legal, Ethics & Compliance, como também nas áreas institucionais da VisionWare, nomeadamente Comunicação & Marketing, Recursos Humanos, Formação (através da VisionWare Academy) e ainda na Gestão de Projetos.