Teresa Dâmaso assume direção da área de Educação da Microsoft Portugal

A Microsoft Portugal anunciou que Teresa Dâmaso (na foto) assume, a partir de 2 de março, a direção da área de Educaçãoem território nacional. Teresa Dâmaso será responsável por impulsionar os esforços da Microsoft na capacitação de educadores e estudantes com as ferramentas e os recursos de que necessitam para terem sucesso, e também pela definição de toda a estratégia da unidade de Educação da subsidiária portuguesa da Microsoft.

Com formação académica em Finanças pelo ISCAL, Teresa Dâmaso irá trabalhar de perto com todo o ecossistema de Educação da Microsoft com o objetivo de criar soluções inovadoras que permitam melhorar a experiência de ensino e aprendizagem e ajudem a preparar os estudantes para o sucesso na era digital. A responsável está também a finalizar o «Promova», um programa de formação executiva para mulheres, desenvolvido pela CIP – Confederação Empresarial de Portugal, em parceria com a Nova SBE, que visa promover a cultura de igualdade de género.

Teresa Dâmaso conquistou este ano o estatuto de «Legend» – é colaboradora da Microsoft há 25 anos –, tendo uma rica e vasta experiência em múltiplas funções nas áreas Financeira, de Compliance e de Vendas.

A responsável assume com entusiasmo o novo desafio profissional, assinalando: «É com muito orgulho, entusiasmo e profundo sentido de missão que assumo esta função. Sempre me inspirei no potencial da tecnologia para melhorar o ensino e a aprendizagem, e estou muito contente por ter a oportunidade de ajudar a criar impacto real na comunidade educativa. Tornou-se muito evidente nos últimos anos todo o potencial que a tecnologia tem para transformar as experiências de aprendizagem em toda a comunidade educativa. Da aprendizagem personalizada às ferramentas de colaboração, existem inúmeras possibilidades de inovação na Educação, e estou ansiosa por explorar cada uma delas. Também estou entusiasmada por trabalhar de perto com os nossos parceiros educativos para desenvolver soluções que satisfaçam as necessidades evolutivas das escolas e universidades. Juntos acredito que podemos fazer a diferença na vida dos estudantes e educadores e ajudar a capacitar a próxima geração para o sucesso.»

.

Preparados para o futuro

A Microsoft tem um forte compromisso com a Educação e em capacitar professores e estudantes com as ferramentas e os recursos necessários para terem sucesso na era digital. A tecnológica tem apostado em várias iniciativas e programas de Educação em todo o mundo. Com forte presença em Portugal, tem vindo a estabelecer parcerias com stakeholders e players nacionais do sector, contribuindo assim para tornar Portugal num caso de sucesso na Educação.

Como exemplo, a Global Skills Initiative, lançada em 2020, já permitiu apoiar mais de 80 milhões de pessoas na procura de emprego em todo o mundo através do acesso a recursos de competências digitais. No âmbito desta iniciativa, a Microsoft já capacitou mais de 417 mil pessoas em Portugal, que completaram mais de 7 mil percursos de aprendizagem no LinkedIn e Microsoft Learn.

Também o programa Microsoft Imagine Academy (MSIA), disponível para membros da comunidade académica, oferece recursos de formação e certificação para ajudar os estudantes a adquirir as competências tecnológicas necessárias para ter sucesso no mercado de trabalho. Mais de70 mil pessoas em Portugal estão inscritas neste programa.

A tecnológica tem vindo a desenvolver também várias ferramentas e vários recursos específicos para Educação, como o Minecraft: Education Edition, uma versão do jogo Minecraft projetada especificamente para utilização em ambiente de sala de aula. Além disso, alunos e professores podem inscrever-se gratuitamente no Office 365 Educação, com acesso às versões on-line do Word, do Excel, do PowerPoint e do OneNote, além de outras ferramentas de colaboração, como o Microsoft Teams.

Atualmente, a comunidade abrangida pela jornada de transformação da Educação da Microsoft inclui nove escolas portuguesas (programa Showcase Incubator), cinco instituições (programa Showcase School) e a região da Madeira, a primeira região a nível mundial a integrar o programa Showcase Incubator, num total de 62 mil alunos e mais de oito mil professores.