APG apresenta novidades

Esta semana, dia 22 de fevereiro, a Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas (APG) esteve com «todos a bordo» para a apresentação do projeto #APG2023. Foi um final de tarde sobre o Rio Tejo, em Lisboa, a bordo do Seagull da WATERX (parceira da APG), onde se desvendaram todas as novidades da APG para este ano de 2023.

Entre estas novidades, foi lançado o calendário de eventos APG, que este ano conta com mais três momentos internacionais (HR Digital 2023, International People & Business Week e 54th International People Conference). Vejamos:

– HR Digital 2023: um novo evento APG totalmente dedicado às novas tecnologias na gestão de pessoas, realizado em parceria com a NOVA SBE e com o media partner oficial MIT Tech Review Brasil & Portugal. Este será um marco em Portugal, juntando palestrantes convidados de várias partes do mundo.

– International People & Business Week: em outubro de 2023, Portugal (APG) irá acolher a reunião oficial da EAPM – European Association for People Management, reunindo todas as associações europeias numa semana dedicada à discussão sobre os temas que marcam a atualidade e o futuro da gestão de pessoas na Europa e no mundo.

– 54th International People Conference: após o sucesso da última edição do Encontro Nacional da APG, este ano o evento renova a sua marca para International People Conference, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, no dia 20 de outubro. Este será o evento do sector com a maior participação internacional de sempre, dedicado ao tema «Experience People», um conceito virado para a experiência das pessoas nas organizações e no mundo, face às novas tecnologias, nomeadamente o desenvolvimento de novas inteligências artificiais. Pedro Ramos, presidente da APG, avança também que este tema surge do conceito «laboratório, que todas as pessoas estão a viver com o desenvolvimento tecnológico e social neste momento», uma necessidade de «experienciar as pessoas» e o melhor que elas nos trazem para as organizações.

No que toca aos eventos nacionais propostos para este ano pela APG, a série APG PEOPLE HUB volta com força, começando a tour no dia 22 de março, no ISLA, em Santarém. Outra das novidades foi o lançamento do XV Encontro Nacional de Jovens RH, que este ano conta com um conceito «festival de verão», a realizar-se em junho no Parque Municipal de Oeiras, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras e da Fundação Marquês de Pombal.

No evento foram também apresentadas as novas ofertas formativas da APG, como a segunda da Certificação Internacional em Happiness Manager e a Certificação Internacional em Well Being. Elsa Carvalho, vice-presidente da APG, introduziu também o novo projeto Leadership Hub, que pretende reforçar a promoção da liderança em Portugal. O projeto de Comunidades APG foi reforçado com integração de novas comunidades dentro da APG em 2023, bem como o Grupo Português de Coaching da APG, numa nova fase que pretende expandir os horizontes da promoção do coaching em Portugal.

A grande novidade da tarde foi a introdução do novo HUB PESSOAS, um novo ecossistema digital e físico com conteúdos multi-formato associados à revista PESSOAS (marca APG), que este ano regressa à associação. Ricardo Fortes da Costa, vice-presidente da APG e novo diretor da revista, avançou: «Esta é uma nova forma de consumirmos conteúdos, mantendo o formato mais sério mas introduzindo conteúdos mais leves e de entretenimento que pretendem envolver os todos numa viagem interativa entre diferentes plataformas, com conteúdos de vídeo, videocasts, podcasts, artigos de investigação, artigos de opinião, novas rubricas e ainda um novo formato, com novo branding e nova imagem.