Número 141, janeiro-fevereiro de 2023

A «human» entra com uma imagem renovada em 2023, naquele que é o décimo quinto ano de um projeto direcionado para o mundo dos recursos humanos e da gestão e que contempla muito mais do que a própria revista. Na verdade, o projeto da Just Media, a editora da «human», tem uma dimensão mais alargada, com inúmeras iniciativas, sendo exemplo disso um evento como o «Fórum de Líderes para a Gestão do Talento», que conhece a sétima edição este ano. Pensado para destacar temas de vanguarda no que diz respeito à liderança e à gestão do talento nas organizações, o evento apresenta este ano como tema «Liderança 5.0 – Mobilizar a liderança para o futuro» e vai ter como protagonistas 22 personalidades do mundo corporativo, num programa que nos parece ser o mais entusiasmante desde a primeira edição. Este número da «human» será distribuído aí, a par da normal distribuição em banca e do leque de revistas que chegam aos leitores via assinatura.

Um dos protagonistas do «Fórum de Líderes para a Gestão do Talento» é Alexandre Fonseca, do Grupo Altice, precisamente a figura de capa deste número. Na entrevista que publicamos, foca muito a importância das pessoas no grupo tecnológico, e a certa altura refere mesmo: «Não nos podemos esquecer de que as relações humanas são essenciais para o futuro das organizações, pelo que o segredo é ter o foco nas pessoas. Seja através de estratégias assentes numa política de talento e de rejuvenescimento da empresa, seja através da implementação de um conjunto de incentivos e mecanismos de apoio à família, ao colaborador, à sua carreira, ao desenvolvimento dos seus filhos.» É a visão de um líder virado para o futuro, num projeto empresarial igualmente virado para o futuro, um projeto de âmbito global mas que tem no nosso país uma força tremenda e onde a inovação é em muito despoletada pelo talento português, como se pode ler na entrevista.

.

Resumo da edição

– Editorial: António Manuel Venda

– Zoom: Spotlight/ Best Of/ Evento em Destaque (Fórum de Líderes para a Gestão do Talento)/ Flash Interview (Guilherme Monteiro Ferreira, da GSK)/ Dicas (Certificações técnicas)

– Primeira Opinião: César Gouvêa, Operação Nariz Vermelho

– Entrevista de Capa: Alexandre Fonseca, da Altice

– Debate: Top Board – Executive Talks

– Destaque: Recrutamento

– Direito Laboral: Opinião de Ana Cláudia Rangel, da Raposo Bernardo & Associados

– Reportagem: ESG – três dimensões para o sucesso

– Um Dia na Empresa: Margarida Madeira, da Nhood

– Em Foco: Os recursos humanos no turismo

– Saúde no Trabalho: Opinião de Filipa Santos, da Centralmed

– Especial: Coaching

– Transformação Digital: Opinião de Eva Louzao, da Cegid

– Perspetivas: e-Learning

– Espaço RH: Em Síntese/ Web/ Livros

– Lifestyle: Roofop/ Restaurante/ Artes

– Última Página: Hugo Protázio, da JCDecaux

Para adquirir esta edição da revista «human», envie por favor um e-mail com o seu pedido (geral@human.pt). Se preferir assinar a revista, pode fazê-lo aqui.

.

Edições anteriores

.

Estatuto editorial

A revista «human» é uma publicação mensal de informação e conhecimento no domínio da gestão, com particular enfoque na gestão das pessoas nas organizações. Faz parte de um projeto mais amplo, o projeto «human», que começou a tomar forma no dia 17 de novembro de 2008 com a colocação on-line do respetivo portal.

A revista destina-se a cargos médios e superiores da gestão de recursos humanos, cargos de direção geral, financeira e jurídica em pequenas e médias empresas (PME), formadores e consultores, professores universitários e estudantes da área.

As opções editoriais da revista (que pertence a uma empresa privada, a Just Media) são definidas pelo diretor, em conjunto com um conselho editorial. Têm por base uma postura independente de orientações políticas, religiosas, culturais ou económicas, com respeito pela diversidade, consciência ética e responsabilidade social. Os conteúdos são produzidos por uma equipa jornalística e ainda por diversos colaboradores que têm como característica principal o facto de abordarem temas sobre os quais detêm um conhecimento marcado sobretudo pela ligação ao mundo das organizações.

A «human» tem uma preocupação especial em apresentar exemplos de boas práticas na gestão das pessoas nas organizações, sem que isso signifique que deixe de marcar a sua opinião crítica em relação àquilo que considere justificável. Apesar de vocacionada para o domínio da gestão, em especial para a gestão das pessoas nas organizações, tem também espaço para temas de âmbito cultural e de lazer.