Hyundai IONIQ 6
Destaque nos «World Car Awards» de 2023

Hyundai IONIQ 6 é finalista nas categorias de «Carro Mundial do Ano», «Design Mundial do Ano» e «Elétrico Mundial do Ano» dos «World Car Awards» de 2023.

Texto: Redação «human»

.

O Hyundai IONIQ 6, o novo electrified streamliner da submarca IONIQ, dedicada exclusivamente a veículos totalmente elétricos da Hyundai, recebeu uma tripla nomeação dos «World Car Awards». Além de integrar os 10 finalistas para «Carro Mundial do Ano», o IONIQ 6 faz parte do top cinco de automóveis candidatos a «Design Mundial do Ano» e «Elétrico Mundial do Ano» do concurso, cujo vencedor será conhecido a 5 de abril. Este é o segundo ano consecutivo em que a gama IONIQ consta nas nomeações do prestigiado concurso, depois de o Hyundai IONIQ 5 ter conquistado as mesmas três categorias em 2022.

As nomeações do Hyundai IONIQ 6 demonstram, mais uma vez, a qualidade dos automóveis produzidos pela Hyundai, em particular da gama IONIQ, que dá continuidade à revolução elétrica da marca sul-coreana a nível de design, tecnologia, inovação, sustentabilidade, entre outras áreas. O segundo modelo da submarca IONIQ apresenta um conjunto de tecnologias avançadas, caraterísticas e espaços personalizados e elevada autonomia que redefinem os limites da mobilidade elétrica. O Hyundai IONIQ 6 tem previsão de chegada a Portugal no final do primeiro semestre de 2023.

O Hyundai IONIQ 6 fornece uma autonomia elétrica estimada de mais de 610 quilómetros, de acordo com a norma WLTP, bem como uma capacidade de carregamento múltiplo ultrarrápido de 400V/800V, possibilitada pela Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP), do Hyundai Motor Group. O modelo possui também aquele que pode ser o design mais aerodinâmico da Hyundai até à data e uma série de caraterísticas para amplificar a experiência de mobilidade elétrica, tais como sistema de iluminação ambiente Dual Color, iluminação sincrónica de velocidade e Electric Active Sound Design (e-ASD).

Continuando o seu caminho para a mobilidade sustentável, e tendo por base a sua visão de «Progresso pela Humanidade», em 2022, os veículos elétricos e os modelos eletrificados da Hyundai representaram uma percentagem de vendas maior do que nunca. A nível europeu, a empresa registou um aumento de 18,3% na venda de veículos elétricos e em Portugal, em consonância com a posição no mercado europeu, solidificou a sua aposta nos elétricos, tendo ficado em segundo lugar na venda de veículos elétricos das marcas generalistas. A gama de automóveis eletrificados, incluindo os modelos PHEV e HEV, ascendeu aos 40% no mercado europeu.