Mercedes-Benz.io quer fortalecer ligação com o talento do futuro

A Mercedes-Benz.io, empresa subsidiária do Mercedes-Benz Group AG para o desenvolvimento de soluções tecnológicas de marketing, vendas e customer services focada na transformação digital, anunciou a criação de um programa de embaixadores universitários em Portugal, em parceria com o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) e com núcleos de estudantes do Instituto Superior Técnico (IST). O programa, intitulado «Campus Promoters», representa mais um passo de aproximação da empresa à academia e ao talento do futuro. Foi lançado ontem, dia 2 de fevereiro, com a duração inicial de um ano letivo.

O «Campus Promoters» nasce com o objetivo de promover e apoiar o talento do futuro, apostando num projeto que irá permitir criar e reforçar a ligação entre estudantes e a empresa. Ao longo do ano, os campus promoters selecionados vão representar a empresa em eventos e feiras de carreira nas respetivas universidades, partilhando atualizações da empresa e oportunidades de emprego com os seus colegas e fornecendo feedback sobre a sua experiência na empresa. Por outro lado, a iniciativa permite ajudar a empresa a perceber melhor quais as expectativas que o talento do futuro tem para o seu primeiro trabalho e para os seus empregadores, assim como promover a proximidade com a realidade do mercado de trabalho tech em Portugal, colocando os estudantes no centro desta conexão.

Este programa começa com duas universidades na zona de Lisboa, mas a Mercedes-Benz.io tem como objetivo expandir para mais universidades, núcleos e associações em Portugal e na Alemanha. A escolha das instituições envolvidas baseou-se numa relação de longa data, assim como no reconhecimento da qualidade de ambas as instituições na formação de talento tech e nas áreas que a Mercedes-Benz.io pretende reforçar.

Silvia Bechmann, chief executive officer (CEO) da Mercedes-Benz.io, explicou: «Queremos continuar a aproximarmo-nos do talento do futuro e reforçar a nossa colaboração para o desenvolvimento do mercado de trabalho tech em Portugal, colocando os estudantes no centro desta parceria. Esperamos com esta iniciativa ajudar os estudantes a desenvolverem mais competências profissionais e a conectarem-se com profissionais da área, demonstrando o nosso forte compromisso com a formação e a empregabilidade do talento do futuro em Portugal.»

O programa inclui ainda iniciativas e eventos organizados em conjunto com as associações universitárias, oferecendo aos alunos a oportunidade de job shadowing e mentoring por parte de membros da equipa Mercedes-Benz.io.

De assinalar que a Mercedes-Benz.io tem escritórios na Alemanha, em Estugarda e Berlim, e em Portugal. Encontra-se no nosso país desde maio de 2017, com um hub tecnológico em Lisboa e em Braga, e conta com uma equipa de mais de 300 profissionais das mais diversas áreas no universo da tecnologia.