Um plano de formação interempresas, da ATEC

Com o anúncio de que 2023 será o Ano Europeu das Competências, a ATEC, que tem sede em Palmela, desafia os profissionais e as organizações a apostarem no seu desenvolvimento através das soluções que agora apresenta. Considerando que os recursos humanos, os processos e o produto são áreas-chave que as empresas procuram desenvolver, a ATEC tem como prioridade proporcionar soluções transversais e integradas.

Nelson Vaz, coordenador comercial da ATEC, assinala: «A exponencial evolução tecnológica coloca vários desafios aos profissionais e às empresas. Apostar continuamente no desenvolvimento e na aquisição de competências torna-se cada vez mais imperativo, por um lado para os profissionais se manterem atrativos para o mercado de trabalho e por outro para as empresas manterem a sua competitividade. Nesta linha, temos vindo a desenvolver oferta formativa que permita às empresas ultrapassar os desafios que se lhes colocam, nomeadamente ao nível da otimização energética, da flexibilidade das equipas de manutenção, da eficiência de processos, da liderança operacional e da gestão multicultural e geracional, entre outros aspetos.»

O Plano de Formação Interempresas 2023, que a ATEC acaba de lançar, inclui um conjunto de ações de formação para profissionais no ativo nas áreas de Mecânica Industrial, Automação e Robótica, Energia, IT (tecnologias de informação), Melhoria Contínua, Logística e Desenvolvimento Pessoal e Organizacional. Todas as ações propostas nesta formação podem ser ajustadas em programas customizados para empresas, nos formatos presencial, live training, flash training ou blended training.

O formato presencial inclui sessões de formação dinâmicas, em ambiente de partilha e proximidade, em laboratório técnico e/ ou oficina. No caso do live training, a aposta vai para cursos totalmente on-line com recurso a uma abordagem pedagógica que permite manter a dinâmica e a interação da formação presencial. Destinado a pequenos grupos, o flash training oferece sessões de formação intensivas de curta duração (entre uma hora e meia e duas horas e meia), 100% digitais e de cariz interativo. Existe ainda a opção de blended learning, cursos em formato híbrido. Todos estes formatos podem ser ajustados às organizações e às áreas abrangidas pelo programa.

No arranque do Ano Europeu das Competências, o Plano de Formação Interempresas da ATEC para 2023 caracteriza-se pela abrangência e pela flexibilidade e reúne um conjunto de ações de formação para profissionais no ativo. Está disponível aqui.