As funções que vão movimentar o mercado de trabalho em 2023

Segundo dados da nova edição do Guia Hays 2023, mais de 80% dos empregadores quer contratar este ano, apesar do maior pessimismo. É ainda de destacar que, perante este cenário, a maioria tem uma perspetiva positiva em relação à evolução futura do seu negócio – 58% indicam que os níveis de atividade da sua empresa deverão aumentar ao longo do ano 2023.

As perspetivas de recrutamento para 2023 parecem refletir esta perspetiva de surpreendente resiliência perante um panorama económico instável. 82% dos empregadores afirmam que pretendem contratar em 2023, valor este que está em linha com os verificados em anos de crescimento como 2018, 2019 e 2020.

De acordo com os resultados do inquérito que suporta o estudo da Hays, os perfis mais procurados pelos empregadores em 2023 serão os de Tecnologias da Informação (com 30% dos empregadores), Engenheiros (28%), Comerciais (26%) e Administrativos/ Suporte (17%). Além disso, os perfis Administrativos e de Suporte sobem este ano para a quarta posição da tabela, ultrapassando os perfis de Marketing e Comunicação.

Os perfis Financeiros, de Logística/ Supply Chain e de Apoio ao Cliente estão ligeiramente acima do último ano – o facto de as empresas com centros de serviços partilhados em Portugal apresentarem intenções de recrutamento muito superiores às restantes (89% versus 79%), poderá ajudar a explicar este aumento.

Entre as Engenharias mais procuradas, estarão a Engenharia Mecânica, a Engenharia e Gestão Industrial, a Engenharia Eletrotécnica, a Engenharia Civil e a Engenharia Industrial e da Qualidade. Destaca-se ainda a Engenharia do Ambiente, que entrou este ano para o top 10 da tabela de preferências dos empregadores, quase duplicando os valores do ano anterior.

.

Metodologia

O Guia Hays 2023 traduz-se num guia de tendências de emprego e salários, numa perspetiva de compreender o mercado de trabalho em Portugal. A primeira parte desta edição conta com uma análise das motivações de profissionais e empresas através de um inquérito anónimo com base nas respostas de 3.139 profissionais qualificados e 842 empregadores, numa análise regional incidiu sobre as regiões do Norte, Centro e Sul de Portugal. A segunda parte conta com uma análise das dinâmicas de recrutamento em áreas e sectores de mercado específicos. Os dados e opiniões apresentados baseiam-se nos resultados dos inquéritos realizados e nos conhecimentos de mercado dos consultores da Hays, realizados de outubro de 2022.