NOS assina pacto para impulsionar emprego jovem

A NOS assinou o «Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens», promovido pela Fundação José Neves, que conta com o patrocínio do Presidente da República e tem como objetivo operar uma mudança real no atual contexto de vulnerabilidade associado ao emprego dos jovens.

Com este acordo, e através de um conjunto de metas estabelecidas, a NOS compromete-se até 2026 a reforçar diversos indicadores, nomeadamente contratar e reter jovens trabalhadores, a garantir emprego de qualidade e a criar oportunidades de desenvolvimento e de carreira para os jovens em Portugal.

Há muito que a NOS investe no recrutamento jovem, tendo criado em 2015 o NOS ALFA, um programa de trainees remunerado, que capta mais de 50 jovens por ano. A taxa de retenção dos jovens que integram este programa tem sido consistentemente superior a 80%, constituindo uma fonte de contratação com um peso significativo na empresa. Em 2021, 13,2% do universo de colaboradores da NOS estava na faixa etária abaixo dos 30 anos, um indicador que tem vindo a mostrar-se em crescimento.

Luís Nascimento, administrador executivo da NOS, assinala: «Acreditamos que as empresas têm um papel crucial para combater o desemprego jovem. O ‘Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens’, que assinámos, reforça a forte ambição da NOS em criar oportunidades para que os jovens possam desenvolver-se e atingir o seu máximo potencial. Temos em curso vários programas remunerados para aqueles que queiram iniciar o seu percurso profissional na NOS e tenham a ambição de crescer connosco”,

O «Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens», que considera jovens até aos 29 anos, inclusive, surgiu na sequência do lançamento do Livro Branco, em dezembro de 2022, uma iniciativa da Fundação José Neves, do Observatório do Emprego Jovem e da Organização Internacional do Trabalho para Portugal, e apresenta um diagnóstico sobre o emprego jovem, apontando várias áreas de intervenção prioritárias.

O pacto pode ser consultado na integra aqui, no site da Fundação José Neves.