Reportagem: Boas Práticas RH
A experiência de criação da plataforma Upreciate

A consultora Mind Source lançou no mercado uma plataforma dirigida a profissionais da área de recursos humanos (RH), denominada Upreciate. Neste artigo, apresentamos a plataforma, que entendemos como verdadeiramente potenciadora de boas práticas RH nas organizações.

Texto: Redação «human»(1) Foto: DR

.

Consultora tecnológica, a Mind Source tem 15 anos de experiência e presta serviços profissionais de consultoria no domínio da gestão da informação. Estes serviços estão divididos quatro grandes centros de competências: Business Insights; Web & Mobile Apps; Project & Program Leadership; Product Strategy & Development. Mas vejamos a plataforma Upreciate.

.

Um mundo em mudança

São evidentes as grandes mudanças no contexto laboral, impulsionadas pela pandemia de Covid-19, que tornaram o teletrabalho uma realidade e impactaram os níveis de engagement dos colaboradores. O ano de 2021 ficou conhecido como o ano da Grande Demissão (The Great Resignation), com números recorde de 47,8 milhões de trabalhadores a deixarem voluntariamente os seus empregos. A PwC afirma que a Grande Demissão não está perto de estar terminada e estima que 2022 termine contabilizando-se 20% de demissões a nível mundial.

Há um gap de perceção acerca do reconhecimento dos talentos: 90% dos managers acreditam que o reconhecimento é dado na altura devida, mas apenas 46% dos talentos concordam. Esta discrepância revela que existe de facto um sentimento de falta de reconhecimento. Ou porque apenas se dá reconhecimento na avaliação anual de desempenho, o que claramente que não é suficiente, ou porque há ações que passam despercebidas porque apenas as chefias são chamadas a reconhecer e os pares não são encorajados ou não têm mesmo forma de dar feedback e de reconhecer os colegas.

A Mind Source, que desenvolveu a plataforma Upreciate, enfrenta os mesmos desafios de tantas outras empresas: os desafios da atração e da retenção de talento, e de manter elevados níveis de motivação e engagement.

O reconhecimento tem um grande impacto na performance dos talentos: aumenta a satisfação no trabalho, a produtividade, a resiliência e as relações laborais. Reduz ainda o stresse e a probabilidade de burnout. Uma cultura interna de reconhecimento gera um ambiente de trabalho saudável, cooperativo e empático.

«Talentos satisfeitos, clientes satisfeitos» – este é o derradeiro impacto da satisfação das nossas pessoas.

De acordo com a revista «Forbes», 79% dos colaboradores que deixam as organizações indicam a falta de reconhecimento como a razão para a sua demissão, sendo esta a principal causa das elevadas taxas de turnover dos colaboradores.

.

Uma nova solução

Foi a partir desta realidade que surgiu na Mind Source uma nova solução, para empresas que têm os talentos no topo das suas prioridades. A plataforma Upreciate permite às organizações criarem uma cultura de feedback ágil, regular e espontâneo. Todos podem agradecer e reconhecer em qualquer altura e em qualquer lugar, mesmo remotamente, através de uma ‘app’ que está «sempre à mão».

Na consultora defende-se a democratização do reconhecimento: o reconhecimento não tem de vir só de cima (top-down), pelo contrário, o reconhecimento entre pares é muitas vezes até mais valorizado pelos talentos. A componente social do reconhecimento público presente na plataforma Upreciate tem um efeito muito positivo de celebração das conquistas em equipa. Enriquecida com mecanismos de gamification que tornam a experiência de utilização estimulante e aumentam o engagement, é a app que vai transformar a forma como as pessoas agradecem e reconhecem, enquanto promove os valores da organização.

A plataforma Upreciate permite às organizações criarem uma cultura de feedback ágil, regular e espontâneo. Todos podem agradecer e reconhecer em qualquer altura e em qualquer lugar, mesmo remotamente, através de uma app que está «sempre à mão».

Quer estimular o trabalho de equipa e a entreajuda? 92% dos colaboradores são mais propensos a repetirem um determinado comportamento depois de serem reconhecidos por ele. Faz sentido, não é?

A Mind Source, que desenvolveu a plataforma, enfrenta os mesmos desafios de tantas outras empresas: os desafios da atração e da retenção de talento, e de manter elevados níveis de motivação e engagement. Com a consciência de que estes desafios são comuns a tantas outras empresas, transversais a vários sectores, apostou no desenvolvimento da plataforma Upreciate para que todos dela possam usufruir.

A plataforma é um produto SaaS (Software as a Service) com uma grande flexibilidade de parametrização, de forma a incorporar os valores de cada organização.

De referir que na gama dos produtos SaaS, a Mind Source pretende apoiar as empresas com soluções ágeis e prontas a utilizar: Upreciate e também Omnichannel Insights 360 são exemplos disso.

A consultora conta com 200 colaboradores, tendo a sede em Lisboa e um escritório no Porto.

(1)Com Mind Source