Reportagem: Boas Práticas RH
Como a Izertis valoriza o talento

A Izertis, tecnológica que recentemente foi considerada a quinta melhor empresa para trabalhar em Portugal (2022, MEPT, revista «Exame», ManpowerGroup e AESE Business School), está a reforçar a sua presença no nosso país. O diretor de recursos humanos, Nuno Nogueira, assinala que são «reconhecidos pelo conhecimento, pela experiência e pelas competências técnicas dos profissionais, cujo talento é certificado e valorizado pelo mercado e pelos clientes e parceiros».

Texto: Redação «human» Fotos: DR

.

Consultora tecnológica com mais de duas décadas e meia de experiência internacional e com projetos em mais de 50 países em diversas áreas da transformação digital, desenvolvidos por profissionais experientes e certificados, a Izertis tem um portefólio que inclui competências técnicas e metodológicas em ambientes como Inteligência Artificial (IA), Data & Intelligence, Digital Experience, DevOps, Cloud, Cibersegurança, Software Development, Business Solutions, Project & IT Governance, entre muitos outros. Tem cerca de 1.200 colaboradores e dispõe de escritórios em nove países, estando a reforçar a sua presença em Portugal onde espera ultrapassar a centena de colaboradores até ao final do ano. No nosso país, os seus escritórios centrais estão em Lisboa e Aveiro.

Nuno Nogueira, o diretor de recursos humanos em Portugal, assinala: «Somos reconhecidos pelo conhecimento, pela experiência e pelas competências técnicas dos nossos profissionais, cujo talento é certificado e valorizado pelo mercado e pelos clientes e parceiros. Os nossos consultores especializados e credenciados desenham, desenvolvem, implementam e suportam a transformação digital – em todos os seus domínios –, dos nossos clientes empresariais, refletindo essas mudanças no quotidiano de milhões de pessoas – da saúde à agricultura, da indústria a banca e seguros, da administração e serviços públicos à segurança e aos serviços –, contribuindo direta e indiretamente para o seu bem-estar e para comunidades mais prósperas, produtivas, eficientes e sustentáveis.»

.

O ciclo de experiência dos colaboradores

Na Izertis, ainda antes do on-boarding efetivo, ou seja, da integração na organização, há várias iniciativas orientadas para a atração de novos profissionais – desde os mais juniores e/ ou em desenvolvimento a profissionais mais séniores e qualificados. Para a consultora, explica Nuno Nogueira, «o ciclo de experiência e interação com a empresa começa já aí». Mais: «Dispomos de um vasto programa de ‘Izertis nas Universidades’, que inclui diversas ações presenciais e on-line de contactos com estudantes universitários – enquanto finalistas ou ainda durante os cursos –, partilhando os valores da empresa, abrindo o escritório a visitas externas e de conhecimento – mobilizando-os para a experiência das nossas várias áreas de negócio e oportunidades de carreira – ou de simples networking e mentoria.»

Paralelamente, a Izertis tem protocolos de colaboração com escolas técnicas e profissionais, que permitem atrair jovens estagiários em fase de término dos seus estudos e/ ou conclusão dos seus percursos pedagógicos, assegurando uma ligação próxima à marca e à companhia.

No plano de profissionais séniores, mantém-se ativa em várias networkings e encontros de profissionais de várias áreas, o que permite conhecer possíveis futuros colegas antes mesmo de candidaturas ou abertura de vagas. «Somos membros/ associados de várias associações profissionais e plataformas que nos permitem interagir com uma comunidade ativa», salienta o responsável.

No processo de recrutamento e seleção, a empresa envolve, por regra, profissionais qualificados nas entrevistas e assessments – o que valoriza a experiência dos candidatos e os motiva a integrar a estrutura. Durante todo o processo, os possíveis futuros colegas podem contactar, a todo o tempo, os responsáveis máximos da empresa, obtendo diretamente feedback e follow-up da sua situação de candidatura.

O percurso de desenvolvimento na Izertis, comenta o diretor de recursos humanos em Portugal, Nuno Nogueira, «é acompanhado pelas melhores práticas na avaliação de desempenho e de um sistema abrangente de compensações e benefícios».

A empresa tem sido elogiada precisamente «pelo seu esforço relacional e de feedback durante estes processos, que na generalidade das organizações, tende a ser moroso ou difícil – ou mesmo sem a existência de efetivo feedback», assinala Nuno Nogueira, para logo acrescentar: «O nosso on-boarding inclui não apenas a entrega de equipamento de trabalho mas também sessões de conhecimento sobre a organização, diversas formações em regime de acesso remoto – sobre a entidade, segurança, saúde e bem-estar, entre outras; mobilizando um concierge interno que os acompanha nesse processo para todas as necessidades que possam ter numa primeira fase e até à sua integração operacional na respetiva equipa.»

Durante o percurso de desenvolvimento profissional e de carreira, as pessoas da Izertis têm acesso a oportunidades de formação e de crescente intervenção e presença em projetos de maior complexidade, sendo promovida a sua progressão e a valorização interna e externa junto de clientes e parceiros. Por vezes, sucede inclusive a sua integração em clientes finais, alguns anos depois. «Este percurso de desenvolvimento» – comenta o diretor de recursos humanos – «é acompanhado pelas melhores práticas na avaliação de desempenho e de um sistema abrangente de compensações e benefícios.»

Tem havido poucas saídas da empresa, e por regra quando sucedem, assinala Nuno Nogueira, «o processo é acompanhado proactivamente, procurando mobilizar flexibilidade em timings de saída – conforme os objetivos profissionais – e compreender, em conjunto, os motivos da mesma». São processo que tendencialmente decorrem de um aproveitamento do mercado da elevada capacidade de formação técnica especializada de que a empresa dispõe, mantendo-se o contacto ativo com esses alumni ao longo do tempo e existindo até referenciações de projetos e clientes feitos por estes pouco tempo depois.

.

NOTA FINAL

Equilíbrio entre vida pessoal e trabalho

Os colaboradores da Izertis dispõem de um regime livre e flexível de trabalho híbrido, adaptado às suas necessidades e enquadramentos profissionais e de equipas, permitindo-lhes assegurar a gestão funcional da sua vida pessoal e familiar a par dos compromissos laborais.

«Práticas como relógio de ponto, verificação de tempos de trabalho de forma analógica ou inflexibilidade na gestão das rotinas profissionais e dos projetos a seu cargo são inexistentes na nossa organização», partilha Nuno Nogueira, salientando que «o mesmo sucede com a prática reiterada de horas extra que, igualmente, está longe de qualquer realidade que possamos viver». Mais: «Os nossos profissionais organizam o seu trabalho e respetivos resultados a alcançar com as suas equipas e líderes operacionais e de negócio, ajustando eventuais compromissos a necessidades pessoais e familiares prioritárias.»

Ou seja, a empresa promove ativamente uma cultura de responsabilidade que proporciona um ADN orientado para resultados, alcançados de modo sustentável pelas suas pessoas, gerindo as suas agendas familiares e pessoais com os compromissos que devem assegurar. Aliás, assinala o diretor de recursos humanos, «dado o core business da atividade – profissionais altamente qualificados –, nem o poderia ser de outro modo, caso contrário a rotatividade das pessoas seria muito elevada – o que não sucede –, dada a sua elevada empregabilidade».

De igual modo os colaboradores têm acesso a múltiplas ações e iniciativas que os mobilizam para prática de desporto e/ ou apoio ao desenvolvimento de competências de resiliência e saúde mental, «tão imperativas nos dias de hoje», enfatiza Nuno Nogueira. E no âmbito do Izertis Club são realizadas várias iniciativas de valorização do Dia do Pai, da Mãe, da Criança e outras ofertas que evidenciam a valorização dada pela empresa à componente familiar e a um estilo de vida saudável e balanceado. O mesmo sucede nas compensações e nos benefícios, nos quais se incluem elementos como vouchers creche ou educação que reforçam a cultura organizacional da empresa nestes domínios.

Ainda via Izertis Club, há protocolos relacionados com a atividade desportiva, através dos quais os colaboradores podem ter acesso a condições vantajosas.