Paula Quintãs, da ENB – Escola de Negócios
«No nosso caminho está uma aposta nos países lusófonos.»

Fundada em 2005, a ENB – Escola de Negócios é considerada uma referência de formação prática para executivos, proporcionando momentos de partilha, reflexão e aprendizagem nas diferentes áreas ligadas à gestão (em formato on-line e/ ou presencial). Paula Quintãs, que assume a direção executiva desde 2014, fala-nos deste projeto que se propõe revolucionar a experiência de aprendizagem.

Texto: Redação «human» Foto: DR

.

Como tem sido o percurso da escola?

A ENB – Escola de Negócios tem feito um percurso extraordinário de desenvolvimento, assumindo-se atualmente como uma referência na formação de executivos. Somos uma escola prática que aposta num constante apoio aos profissionais que querem desenvolver as suas competências (upskilling/ reskilling) para melhor responderem aos desafios diários.

O desenvolvimento faz-se de adaptações à mudança e aqui já demos provas, nomeadamente quando apostámos na transformação digital. Aos formatos de formação já existentes (presencial), juntámos ofertas em formato on-line, em direto e em formato de vídeo-aulas (videolearning), sendo estas acessíveis a um maior número de profissionais, independentemente do local onde se encontram.

Este é um percurso que nos deixa de coração cheio, por estarmos a contribuir para o aumento da confiança com que os profissionais desempenham as suas funções, proporcionando-lhes uma maior qualidade de vida profissional (e pessoal). Sentimos que estamos no caminho certo. Trabalhámos com milhares de formandos, ao longo destes anos, de norte a sul de Portugal, das ilhas, do Brasil e dos PALOP [países africanos de língua oficial portuguesa]. E é este o nosso caminho, que vamos continuar a fazer, e nele está uma aposta nos países lusófonos.

Que públicos privilegia a vossa oferta?

A ENB é procurada por empresários/ gestores que querem melhorar os seus negócios, que se querem inspirar e que ambicionam fazer crescer as suas empresas. Somos igualmente procurados por profissionais ligados a recursos humanos, às áreas financeira, comercial e de logística, ou seja, profissionais que executam diferentes funções e que procuram reaprender boas práticas, para saber fazer mais e melhor. Quem nos procura, sabe que a formação é um pilar fundamental para que cada empresa se torne mais competitiva.

A atividade da escola é dinamizada a partir de Portugal?

Sim. A gestão, a implementação e a coordenação da formação é realizada a partir de Portugal, embora tenhamos formadores/ consultores que se encontram noutros países da Europa (nomeadamente Espanha, Alemanha e Irlanda). Em todo o caso, a formação decorre sempre em língua portuguesa.

A grande preocupação é sempre a de ter os melhores formadores a fazerem parte da ENB, independentemente do local onde se encontram, pois os formandos esperam sempre muita qualidade da nossa parte, e é isso que entregamos.

«A maioria da formação decorre em formato on-line (em direto), permitindo que todos os interessados possam participar, independentemente do local em que se encontram (Portugal, Brasil ou PALOP).»

O que destaca na vossa oferta?

A maioria da formação decorre em formato on-line (em direto), permitindo que todos os interessados possam participar, independentemente do local em que se encontram (Portugal, Brasil ou PALOP). Destaco ainda a abordagem prática dos conteúdos, baseada na metodologia case study e use yourself as a case. Esta metodologia ativa permite que a aprendizagem seja significativa, pois o formando relaciona as novas aprendizagens com casos concretos. Em simultâneo, permite que desenvolva soft skills fundamentais, como comunicação, sentido crítico, resolução de problemas e tomada de decisão.

Depois, destaco a experiência de terreno dos formadores, bem como a sua postura descontraída mas profissional, que lhes permite a criação de momentos imensamente ricos de partilha de experiências.

O networking que promovemos na ENB e o lado humano e próximo como acompanhamos cada formando na sua caminhada de crescimento são também fatores relevantes para o sucesso da formação na ENB, e destacados pelos formandos.

Como constroem a oferta formativa, para adequá-la aos mercados a que se dirigem?

Anualmente temos a preocupação de reunir com parceiros nacionais e internacionais, de modo a que nos identifiquem as necessidades que vão sentindo no terreno ao nível da formação. Auscultamos também as empresas, as associações e os alunos ENB. Tendo por base esta informação, bem como a análise e as tendências do mercado, construímos anualmente uma oferta formativa que acrescente valor aos diferentes profissionais.

E porque sabemos que as pessoas são diferentes, com gostos e necessidades diferentes, apresentamos diferentes soluções/ formatos de modo que a escolha seja feita pela própria pessoa: o que gosta/ precisa de aprender e como.

As mudanças no mundo do trabalho, depois da pandemia, mudaram algo na vossa estratégia?

Sim, sem dúvida. Com tanta mudança, também nós tivemos que mudar, tivemos que nos adaptar, tivemos que inovar, tivemos que nos reinventar, permitindo-nos também chegar além-fronteiras, pois começámos a ser procurados por profissionais do Brasil e dos PALOP.

Na ENB, não só nos adaptámos à forma de dinamizar a formação como também à forma de desempenharmos as nossas funções de gestão e coordenação. Desde a pandemia que apostamos num modelo de trabalho híbrido, permitindo um maior equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional (work-life balance), resultando daqui uma maior satisfação dos colaboradores e uma maior produtividade.

Como perspetiva o futuro da vossa atividade?

Quem quer criar o seu próprio negócio e/ ou quem quer melhorar as suas competências de forma a ser uma mais-valia para a sua empresa, vai sempre necessitar de apostar em formação. E com o mundo em contante mudança, mais ainda.

As transformações sentidas no mercado de trabalho têm já impacto naquilo que é a procura por formação. Uma escola digital que permita aos profissionais aceder a momentos de reflexão, partilha e aprendizagem; que aposte em conteúdos práticos e que tenha uma equipa de formadores com experiência real de mercado e resultados comprovados, serão os aspetos cada vez mais valorizados, acredito.

Porque estes formatos não conhecem fronteiras, será necessária uma cada vez maior aposta em parcerias estratégicas para o sucesso na internacionalização dos serviços de formação.

Na minha perspetiva, o digital veio para ficar e será o formato privilegiado para o desenvolvimento de competências ligadas à gestão dos negócios, intercalando com momentos presenciais em temas estratégicos e com a presença de oradores de referência (nacional e internacional). E é já neste sentido que a ENB está a trabalhar.

.

»»»» Paula Quintãs assumiu o cargo de direção executiva da ENB – Escola de Negócios em 2014, passando também a fazer parte dos órgãos de gestão. As suas experiências anteriores ligadas ao mundo da educação e da formação permitiram-lhe o know-how necessário para o desempenho desta função. Nos últimos anos, tem-se dedicado à expansão e ao crescimento da ENB, à implementação dos melhores modelos/ práticas e ao desenvolvimento de relações de parceria. Licenciada em Ciências da Educação, com mestrado em Educação e Formação de Adultos, pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos e formações diversas em Gestão, encara o conhecimento como algo fundamental para a sua realização pessoal e profissional. De assinalar que a ENB foi fundada em 2005, sendo considerada uma referência de formação prática e de elevada qualidade para executivos.