Grupo Jerónimo Martins é o mais recente associado da NOVA IMS

A Associação para o Desenvolvimento da NOVA Information Management School (AD NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa, e o Grupo Jerónimo Martins assinaram um protocolo estratégico que visa aproximar a realidade académica e empresarial, através da partilha de conhecimento e da criação de soluções inovadoras.

A crescente necessidade e relevância da área de Ciência de Dados no mercado laboral, aliada à necessidade de o aproximar com o meio académico, conduziram a um acordo que formaliza o Grupo Jerónimo Martins com o estatuto de associado da AD NOVA IMS.

Para além da criação de oportunidades de carreira na área da gestão de informação e ciência de dados na área do retalho para os alunos da NOVA IMS, o protocolo prevê ainda uma cooperação no desenho de programas inovadores para a área do retalho nas áreas de competência da NOVA IMS, de que são exemplo Marketing Intelligence, Business Intelligence, Data Science, entre outras.

Miguel de Castro Neto, diretor da NOVA IMS, assinala: «Na NOVA IMS consideramos vital as parcerias entre o meio universitário e as empresas, não apenas como motor de inovação e transferência de conhecimento, mas também enquanto instrumento fundamental para garantir um alinhamento entre a oferta e a procura de emprego. Acreditamos que mediante a promoção deste tipo de protocolos com empresas que se posicionam na vanguarda da utilização dos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos na área da ciência dos dados e da inteligência artificial, alinhada com as competências especializadas dos nossos alunos, conseguimos levar mais longe a excelência que caracteriza o trabalho desenvolvido pela IMS, pretendido tanto nas empresas como no meio académico e de investigação. Esta ideia é reforçada pela possibilidade da própria escola integrar lógicas empresariais no seu currículo, o que só nos ajuda a cumprir a nossa missão de preparar os nossos alunos da melhor forma para o mercado de trabalho.»

Por sua vez, Joana Loureiro, head of talent acquisition and employer branding do Grupo Jerónimo Martins, refere: «Para o Grupo Jerónimo Martins a proximidade com o meio académico é fundamental e é com esse posicionamento que formalizamos esta parceria com a NOVA IMS. Iniciamos agora um trabalho em equipa que nos permite, por um lado, contribuir com o nosso know-how e a expertise para uma experiência académica mais próxima do mundo empresarial, e, por outro, expor os melhores talentos nas áreas de Data Science e Informação ao mundo do retalho alimentar.»

No âmbito desta nova parceria, o Grupo Jerónimo Martins é convidado a participar nas iniciativas da NOVA IMS/ AD NOVA IMS e intervir no desenho da ação formativa da NOVA IMS, de forma a contribuir para as necessidades empresariais do setor através da formação de profissionais de excelência. A AD NOVA IMS irá igualmente trabalhar em conjunto com o Grupo Jerónimo Martins ao nível de iniciativas e projetos de investigação a desenvolver no âmbito da distribuição e retalho.

A NOVA Information Management School (NOVA IMS) é a escola de gestão de informação e ciência de dados da Universidade Nova de Lisboa. Dedica-se à conversão de dados em valor, sob o mote «Data with Purpose», através de um vasto conjunto de atividades de ensino, investigação e projetos com empresas ou em parceria com outras instituições. A qualidade da sua formação é reconhecida globalmente, através de diferentes acreditações, nacionais e internacionais, e posições de destaque alcançadas em vários domínios, nomeadamente no ranking Eduniversal (sete dos seus mestrados e pós-graduações reconhecidos entre os melhores do mundo nas respetivas áreas). Possui mais de 30 anos de experiência acumulada no tratamento e na análise de dados, que agora coloca ao serviço da transformação digital e dos ambientes de Big Data em que vivemos, nomeadamente através de um amplo conjunto de laboratórios (NOVA ANALYTICS LABS powered by NOVA IMS). Conta hoje com mais de 3.000 alunos, provenientes de 81 países diferentes, e elevados níveis de internacionalização em todas as atividades que desenvolve a partir de Lisboa para o mundo.