Perguntas frequentes numa entrevista de emprego

O sucesso de um candidato numa entrevista de emprego é fulcral para que possa ser ou não selecionado para uma determinada vaga. Desta forma, torna-se fundamental que todos os candidatos façam uma preparação prévia à entrevista para que consigam ser bem-sucedidos.

Texto: Benedita Rocha

.

Seguem algumas perguntas que habitualmente são feitas em momento de entrevista:

1. Pode falar-me acerca de si?

Normalmente esta começa por ser uma das primeiras perguntas feita no momento de entrevista. É uma pergunta aberta, de forma a que o candidato a possa usar para apresentar de forma cronológica a sua formação, experiências profissionais, conquistas alcançadas e ainda revelar algumas informações pessoais que considere pertinentes e nas quais se sinta confortável. 

É durante esta pergunta que se cria as primeiras impressões; portanto, deve ser aproveitada da melhor maneira pelo candidato.

2. É possível dar-me um exemplo de uma conquista que tenha atingido e falar-me da forma como conseguiu?

O objetivo com esta questão prende-se com compreender de que forma o entrevistado conseguiu atingir essa conquista, ou seja, que métodos e procedimentos utilizou para os alcançar. O entrevistado poderá optar por expor uma conquista do foro profissional, mais concreto e objetivo, ou então optar pelo lado mais pessoal, qualitativo e subjetivo.

3. Quais são os seus pontos fortes e os seus pontos fracos?

As competências a nível de soft skills estão cada vez mais a ganhar uma importância fulcral no mercado de trabalho, daí estas questões serem vitais no processo de seleção de um candidato.

Em resposta aos pontos fortes devem ser evidenciadas competências que diferenciem o candidato e que igualmente constituam uma mais-valia para o cargo. São exemplo a comunicação, a liderança, a capacidade de resolução de problemas, o compromisso, entre outros.

Relativamente aos pontos fracos, uma das questões mais temidas pelos candidatos, a melhor forma de responder é apontar os pontos fracos, nos quais já existe pensado um plano de desenvolvimento para os minimizar, como é o caso, por exemplo, dos idiomas ou das competências informáticas.

4. O que sabe sobre a nossa empresa? E o que o levou a candidatar-se?

Estas perguntas são ideais para que o candidato possa demonstrar a pesquisa prévia que fez sobre a empresa: área de negócio, ano de fundação, principais clientes, valores, princípios e missão. É fundamental que o candidato estude com detalhe a função à qual se candidatou, de forma a que possa demonstrar ao entrevistador a real motivação da candidatura.

5. Porque é que deve ser o candidato selecionado? E o que o diferencia dos restantes candidatos?

Estas perguntas costumam ser das últimas a ser feitas no momento da entrevista. Aí, o candidato deverá associar os seus pontos fortes com os requisitos evidenciados na vaga em questão. É fundamental relembrar a motivação para o projeto e para a empresa, e ainda relacionar as suas características pessoais com os valores pelos quais a empresa se rege.

.

»»»» Benedita Rocha é senior consultant da Michael Page