Nos centros comerciais geridos pela Sonae Sierra
Luzes de Natal apagadas até 1 de dezembro

Os centros comerciais querem dar o exemplo aos visitantes e apelar à redução do consumo energético A partir de 1 de dezembro, as luzes de Natal vão estar acesas apenas a partir das 18H00.

Texto: Redação «human»

.

Com um histórico de duas décadas de preocupação ambiental e implementação de medidas de eficiência energética, a Sonae Sierra, empresa que gere centros comerciais como o Centro Colombo, o Centro Vasco da Gama, o NorteShopping e o ViaCatarina Shopping, anunciou que vai manter as luzes de Natal desligadas nos centros até ao dia 1 de dezembro.

Esta medida vem reforçar as restantes decisões que já tinham sido anunciadas: durante a época natalícia, os centros comerciais geridos pela Sonae Sierra reduzem a quantidade de luzes decorativas, a totalidade de iluminação será de alta eficiência (LED) e, a partir de dia 1, as luzes de Natal vão manter-se apagadas durante o dia, até às 18H00, para reforçar a poupança energética.

«O Natal é uma altura muito importante para os centros e para os lojistas, e a iluminação é parte integrante das decorações – essenciais para criar o espírito natalício. Ainda assim, o importante é perceber como podemos ser responsáveis energeticamente e manter as decorações e a iluminação típica desta época. Nos últimos anos, temos feito esse caminho, mas tínhamos consciência de que era preciso tomar mais medidas e aproveitar a dimensão de todos os centros para dar o exemplo», referiu Joana Moura e Castro, diretora de marketing da Sonae Sierra em Portugal e Espanha. Acrescentou ainda: «Acreditamos verdadeiramente que esta ação conjunta dos nossos centros, de norte a sul do país, passando pelos arquipélagos, no Parque Atlântico e no MadeiraShopping, servirá para quem nos visita ficar alerta para a importância de aplicar a mesma medida nas suas casas e, assim, criarmos impacto relevante. Ainda que possa não parecer uma medida com efeito imediato, juntos podemos fazer a diferença.»

Este anúncio vem na sequência da recém-lançada campanha «Energia Positiva», com o mote «Nós pouco notamos, mas o planeta sim», que tem como objetivo reforçar cada vez mais a redução do consumo de energia em todos os centros comerciais geridos pela Sonae Sierra.

Entre as medidas que têm vindo a ser implementadas e que já permitiram reduzir em 22% o consumo energético nos centros este ano, face a 2019, destaca-se:

– a otimização dos horários de funcionamento e set-points das unidades de tratamento de ar;

– o ajuste nos set-points de água fria da central de frio mediante o período do ano que nos encontramos (verão ou inverno);

– a redução do funcionamento dos dois chillers para apenas um durante os períodos de maior frio;

– a substituição da iluminação tradicional por iluminação LED;

– a otimização dos horários de funcionamento da iluminação, especialmente durante o período em que o centro está encerrado;

– os logótipos luminosos exteriores estão, na sua maioria, desligados durante a noite.

.

Centros comerciais que implementaram esta medida:

AlgarveShopping, ArrábidaShopping, CascaiShopping, Centro Colombo, Centro Vasco da Gama, CoimbraShopping, Coimbra Retail Park, Estação Viana Shopping, GaiaShopping, GuimarãeShopping, MadeiraShopping, MaiaShopping, NorteShopping, Parque Atlântico, Serra Shopping, ViaCatarina Shopping, Atrium Saldanha, Centro Comercial Continente Portimão, Mercado Bom Sucesso, Saldanha Residence e Picoas Plaza.