No Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis (8 de novembro), a Edenred, empresa com posição de destaque global em benefícios sociais, divulgou os resultados do Barómetro FOOD 2022, um inquérito que tem como objetivo conhecer os padrões alimentares da população ativa e as tendências na oferta dos restaurantes. Face ao atual contexto de inflação, 94% dos portugueses consideram que os aumentos de preços que terão mais impacto para si são os da comida, só depois aparecendo os relacionados com energia, transportes e habitação. A maioria afirma que o seu orçamento para alimentação vai aumentar muito e 92% revelam que os aumentos dos preços terão repercussões nos seus hábitos alimentares. Maior planeamento das refeições, a compra de menos produtos e menos idas aos restaurantes foram algumas das consequências listadas. 19% dos inquiridos assinalaram mesmo que o aumento dos preços irá refletir-se numa menor qualidade nutricional das suas refeições.
Segundo os inquiridos, os impactos sentidos seriam ainda mais acentuados se não recebessem o subsídio de alimentação através de cartão de refeição. A maioria revela que se deixasse de receber em vale social perderia poder de compra, o que teria efeitos ao nível das idas a restaurantes e da qualidade nutricional das suas refeições. Também os responsáveis dos restaurantes destacam os benefícios desta solução, com 60% a indicarem que o sistema de vales sociais tem um impacto positivo no seu negócio, contribuindo para a fidelização de clientes, atração de clientes novos e promoção do negócio.
As conclusões são do Barómetro FOOD 2022, estudo realizado no âmbito do Programa FOOD, lançado em 2009 pelo Grupo Edenred com o apoio da União Europeia e que, em Portugal, tem a Direção Geral de Saúde como entidade parceira.
Com esta iniciativa de responsabilidade social, a Edenred pretende promover a saúde e o bem-estar da população ativa, através de dois eixos de atuação: por um lado, sensibilizando os colaboradores das empresas para a importância de fazer escolhas alimentares saudáveis e sustentáveis durante a jornada de trabalho; por outro lado, impulsionando os restaurantes a oferecerem refeições nutricionalmente equilibradas e a minimizarem o desperdício alimentar.
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Preocupação com saúde e alimentação reflete-se na procura nos restaurantes
De acordo com os resultados do Barómetro FOOD deste ano, os portugueses estão mais sensíveis às questões relacionadas com a alimentação. Estão também mais abertos a mudar as suas escolhas e hábitos alimentares:
– 79% dos inquiridos dizem prestar cada vez mais atenção à alimentação saudável, sendo que a principal motivação para a mudança de hábitos é mesmo a saúde. Neste capítulo, é de assinalar que 73% consideram que a pandemia de Covid-19 aumentou a sua consciência sobre a sua saúde e a necessidade de ter uma alimentação mais saudável. Face a esta mudança, 90% dos portugueses esperam hoje uma oferta mais saudável por parte dos restaurantes, com produtos frescos, informação nutricional clara, indicação clara de «opção saudável» na ementa, opções vegetarianas e/ou veganas e mais saladas.
– A mudança de hábitos está a refletir-se na procura nos restaurantes, com 49% dos responsáveis de estabelecimentos a revelar que, no último ano, registaram um aumento na procura por refeições saudáveis/equilibradas. Nesse sentido, 91% dos restaurantes já disponibilizam opções mais saudáveis/equilibradas nas suas ementas, incluindo: opções vegetarianas/veganas; métodos de confeção mais saudáveis; uso de alimentos de época e/ ou biológicos; pratos com baixo teor de gordura/ sal e pratos nutricionalmente equilibrados.
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Foco no combate ao desperdício alimentar
Naquela que tem sido uma tendência crescente, os portugueses mostram-se também cada vez mais conscientes dos impactos ambientais. 88% dos inquiridos revelam estar preocupados com o desperdício alimentar e 91% gostariam de saber quais os restaurantes que têm ações contra o desperdício. Os estabelecimentos não são indiferentes à necessidade de proteger o planeta e 64% dos responsáveis de restaurantes afirmam que já implementaram medidas para combater o desperdício alimentar. Embalagens para levar sobras, adaptação da ementa ou de receitas, gestão de stocks, parcerias com apps ou serviços de combate ao desperdício e parcerias com bancos alimentares são as ações mais comuns.
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O Programa FOOD
O barómetro FOOD é realizado em 11 países europeus e é o ponto de partida para o plano de ação do Programa FOOD. Todos os anos, a Edenred, em conjunto com as entidades parceiras locais, dinamiza iniciativas que visam a promoção e adoção de uma alimentação equilibrada e sustentável junto da população ativa, diretamente ou através das entidades empregadoras, e dos restaurantes.
As conclusões do Barómetro FOOD 2022 em Portugal baseiam-se em 3.356 respostas de utilizadores do cartão Euroticket Refeição Edenred, consumidores incluídos na população ativa, e de responsáveis de restaurantes pertencentes à rede de estabelecimentos Euroticket Edenred.
Filipa Martins, diretora geral da Edenred Portugal, afirma: «Como especialista em benefícios sociais, a Edenred está empenhada em melhorar a vida das pessoas, e a alimentação é o ponto de partida para um maior bem-estar. Por se tratar de vales sociais, as nossas soluções permitem aumentar o poder de compra das pessoas, enquanto através de iniciativas de responsabilidade social como o Programa FOOD, sensibilizamos para a importância de se fazer as melhores escolhas com esse poder de compra. No Programa FOOD, a Edenred catalisa a sua relação privilegiada com colaboradores, empresas e restaurantes, para ser um agente ativo na adoção de hábitos alimentares saudáveis. É nisso que acreditamos, em estabelecer conexões que geram mais valor, e é assim que concretizamos o nosso propósito: ‘Enrich connections. For good.’»
Mais informações sobre o Programa FOOD disponíveis aqui e sobre o Barómetro FOOD aqui.