Nove em cada 10 colaboradores necessitam de formação em cibersegurança

Apenas 11% de 3.907 colaboradores de empresas provaram, em testes, um elevado nível de consciência de segurança cibernética utilizando a Kaspersky Gamified Assessment Tool. Os utilizadores menos qualificados cometeram a maioria dos seus erros no domínio da navegação na web

Com 90% das pessoas a sobrestimarem as suas capacidades de cibersegurança, a ferramenta da Kaspersky foi concebida não só para mudar o comportamento e a consciência dos colaboradores, mas também para ajudar os chefes de informação e os departamentos de recursos humanos a medir as competências cibernéticas dos profissionais e fornecer às suas equipas um ambiente educativo relevante.

Durante o jogo, os colaboradores recebem pontos sobre as decisões que tomam durante situações que normalmente ocorrem enquanto trabalham remotamente – em casa ou em viagem – e quando trabalham no escritório. É-lhes pedido que avaliem se as suas ações comportam riscos cibernéticos, e quão confiantes estão nos seus pressupostos.

Um em cada 10 (11%) dos participantes no teste recebeu um certificado de excelência, o que significa que deram respostas corretas, tendo obtido mais de 90% dos pontos possíveis. A maioria dos utilizadores – 61% – alcançou um resultado «médio» entre 82% e 90% de pontos, enquanto 28% não conseguiram provar um conhecimento suficiente de conhecimentos sobre cibersegurança, obtendo uma pontuação inferior a 75%.

A Gamified Assessment Tool cobre seis domínios de segurança: palavras-passe e contas, e-mail, navegação na web, redes sociais e messenger, segurança de computador (PC) e dispositivos móveis. O tema da navegação na web revelou-se ser o mais difícil para os utilizadores – apenas 24% definiu corretamente as ações.  

Os cenários ligados a dispositivos móveis eram menos complexos – 43% dos colaboradores não cometeram erros na identificação de riscos cibernéticos nestes cenários.

Alexander Lunev, product manager, security awareness ans academic affairs na Kaspersky, comenta: «A Gamified Assessment Tool está incluída na fase de compromisso do nosso Portfólio de Sensibilização para a Segurança. Ela precede a fase de formação da Kaspersky Automated Security Awareness Platform, permitindo aos colaboradores obter uma mais clara motivação para aprender e ajudar as organizações a descobrir qual o programa formativo que melhor se adapta às suas necessidades específicas. Contudo, mesmo o melhor resultado possível alcançado no jogo não é um indicador de que um utilizador não necessita de mais formação avançada ou atualização periódica de conhecimentos. Os métodos contraditórios podem mudar, e a vigilância de uma pessoa pode enfraquecer. É por isso que também nos certificamos de que as partes de aprendizagem e de reforço do nosso produto são interessantes para todos os principiantes de todos os níveis.»

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A Kaspersky é uma empresa global de cibersegurança e privacidade digital, Foi fundada em 1997, sendo que o seu profundo conhecimento do panorama de inteligência de ameaças e a sua experiência levam à criação contínua de soluções de segurança e serviços para proteger as empresas, as infraestruturas mais críticas, governos e consumidores por todo o mundo. O portefólio de segurança da Kaspersky inclui a solução líder de proteção para endpoint e um vasto número de soluções e serviços de segurança especializados que visam combater as ameaças digitais mais sofisticadas e em permanente evolução. Atualmente, mais de 400 milhões de utilizadores estão protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e a empresa ajuda cerca de 240.000 clientes corporativos a proteger o que lhes é mais importante.