O primeiro sistema de medição de inteligência facial do mundo

Armindo Freitas-Magalhães, diretor do FEELab/UFP e docente da Universidade Fernando Pessoa (UFP), acaba de criar o pioneiro Facial Intelligence Coding System (FICS), após 20 anos de investigação. 

A apresentação deste instrumento vai decorrer no dia 9 de outubro, para comemorar o décimo nono aniversário daquela unidade de investigação da UFP.

Para o diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), «a inteligência facial é a grande herança da sobrevivência humana», e «chegámos até aqui devido à capacidade de usar a face em diversos contextos psicossociais».

Armindo Freitas-Magalhães é autor do livro A História da Face Humana: Origem, Evolução e Função e acredita que o sistema de medição da inteligência é uma revolução na função e na aplicação da face, e para o entendimento de mais de sete milhões de anos de evolução.

O sistema de medição da inteligência facial é resultado de 20 anos de investigação, como referido. A medição é feita com a aplicação de quatro provas de avaliação (a identificação, o reconhecimento, a regulação e o uso) que permitem obter o resultado da proficiência sobre a expressão facial das emoções básicas.

«Inteligência Facial» é um conceito pioneiro cunhado pelo diretor do FEELab/UFP e descreve a proficiência em identificar, reconhecer, regular e usar a face humana em diversos contextos psicossociais através do Quociente Facial (QF).

Aliás, o pioneirismo do FICS reside na mensuração do QF, e enquanto valor obtido por meio de testes desenvolvidos para avaliar a capacidade de identificar, reconhecer, regular e usar a face humana. É a expressão do nível de proficiência de um indivíduo num determinado momento em relação à matriz padronizada comum à sua faixa etária, e considerando que a inteligência facial, em qualquer momento, é a consequência do processo neurocultural.

O FICS e o respectivo manual (Facial Intelligence Coding System 2.0: Manual de Codificação Científica da Inteligência Facial) fazem parte do programa comemorativo do décimo nono aniversário do FEELab/UFP.

Para Armindo Freitas-Magalhães, o sistema de medição da inteligência facial pode ser aplicado na educação, na justiça, na segurança, na saúde, no desporto, porque «a face é parte do corpo que mais exibimos durante a vida».

O FEELab/UFP tem sido distinguido por diversas entidades nacionais e internacionais pelo seu trabalho académico e científico pioneiro e inovador.

Mais informações sobre o evento de dia 9 de outubro aqui.