Até seis vezes mais económico do que um carro a combustão
Conduzir um veículo elétrico

Neste primeiro semestre de 2022, os veículos elétricos usados representam 10% da procura em relação a 5% no mesmo período do ano passado. Paralelamente, o gasóleo continua a ser das tipologias de combustível mais procuradas no mercado de usados (63% do total da procura), no entanto com cada vez menor interesse por parte do consumidor, face ao período homólogo de 2021.

Texto: Redação «human»

.

O Standvirtual, portal líder em carros, acaba de divulgar o «Half Year Report» referente ao primeiro semestre de 2022. O relatório exaustivo, que também observa o mercado de veículos eletrificados, cruza e analisa os dados mais pertinentes do mercado automóvel, recolhidos junto de entidades como a ACAP, o IMT, a BCA e o próprio Standvirtual.

As principais conclusões são as seguintes:

– O aumento de preços dos combustíveis, que foi uma das consequências do conflito na Ucrânia, impulsionou a tendência de crescimento dos veículos eletrificados desde o início deste ano, principalmente em fevereiro e março (+250%).

– Atualmente, percorrer 100 quilómetros num veículo elétrico (que em rede pública fica a 7,10 euros) pode ficar até seis vezes mais económico do que um carro a gasolina (12,21 euros) e gasóleo (9,34 euros), se o carregamento for realizado em casa através de uma tarifa bi-horária (2,03 euros).

– Nos últimos 18 meses, a procura por veículos eletrificados usados cresce de 5% para 10% no Standvirtual. Por outro lado, a procura por automóveis a gasóleo cai de 71% para 63%.

– Renault ZOE, Nissan Lean, BMW Série i3 e Tesla 3 e 5 são os elétricos usados mais procurados no primeiro semestre de 2022, comparativamente ao período homólogo.

– No que diz respeito aos Híbridos a Gasolina usados, o BMW Serie 1, Porsche Panamera, Porsche Cayenne, BMW Serie 5 e Toyota C Hr lideram o top 5 dos modelos mais procurados.

– Por outro lado, nos Híbridos a Diesel usados a procura é encabeçada pelo Mercedes-Benz Classe E, Mercedes-Benz Classe C, Peugeout 508 Rxh, Volvo V60 e Citroen DS5.

Nuno Castel-Branco, diretor geral do Standvirtual, explica: «Apesar de todas as condicionantes que parecem afetar a procura no mercado dos automóveis usados, é possível observar uma gradual predisposição dos consumidores para adquirirem veículos eletrificados. O gasóleo continua a liderar na procura de usados, contudo tem vindo a decrescer consideravelmente desde janeiro de 2021, o que pode ser explicado pelo aumento exponencial do preço dos combustíveis. Atualmente, o aumento da procura por carros elétricos está em linha com as tendências mais ecológicas que prevemos para o futuro do mercado automóvel. Nesse sentido, o Standvirtual pretende informar os consumidores através de novas iniciativas e parcerias, de forma a tomarem decisões mais eficazes e conscientes no momento de compra de um veículo elétrico.»