Oriente Green Campus, o escritório do futuro

A Norfin, uma das referências nacionais na gestão de investimentos imobiliários, em representação do Fundo Multiusos Oriente FEIIF, detido pelos Orion European Real Estate Funds, anunciou o início das obras para a construção do Oriente Green Campus, um projeto que pretende reinventar o futuro dos escritórios em Lisboa sem esquecer a portugalidade do projeto.

Localizado em Moscavide, o Oriente Green Campus contará com uma área total de escritórios de 41.100 metros quadrados (m2) e ainda 18.700 m2 de zonas exteriores e servirá de extensão ao Parque das Naçõe,s estando dotado de várias alternativas de acessibilidade. Idealizado para estar na vanguarda da sustentabilidade, o edifício contará com variadas amenities, como um food court de uso exclusivo dos utilizadores, ginásio, auditório, extensas zonas verdes e estacionamento para veículos, incluindo bicicletas, bem como um sistema de ventilação natural que permitirá uma maior renovação do ar no interior e uma redução do consumo energético.

O projeto de arquitetura, desenvolvido em colaboração pelos ateliers Kohn Pedersen Fox Associates (KPF) – com vasta presença internacional, tendo desenvolvido projetos para algumas das maiores empresas mundiais, incluindo alguns dos gigantes tecnológicos – e Saraiva + Associados – um dos mais prolíficos ateliers de arquitetura portugueses da atualidade –, pretende proporcionar uma experiência de trabalho inovadora e acolhedora,  o que se reflete na incorporação de vastas zonas verdes, nas áreas amplas de iluminação natural, na qualidade dos equipamentos e acabamentos e, ainda, num rooftop único em Portugal – não só pela sua dimensão, como também pela vista panorâmica sobre o rio Tejo e o Parque das Nações.

O Oriente Green Campus será o primeiro edifício LEED Platinum do mercado da Grande Lisboa, garantindo assim o mais alto nível de certificação da construção sustentável, com grande foco na redução da pegada carbónica. Este será ainda dotado do selo WELL Gold, que visa nomeadamente a saúde, a segurança e o bem-estar dos seus utilizadores. O equilíbrio entre as práticas verdes e a tradição local estará também refletido na fachada do edifício, que incorpora peças de azulejo, privilegiando a paleta de cores azul e branco, típicas da cidade de Lisboa.

Este conjunto de transformações e introduções transportam o edifício para a vanguarda da modernização a vários níveis, tornando-o único, tanto ao nível da construção, como das features que estarão contempladas no projeto.

Francisco Sottomayor, presidente do Conselho de Administração da Norfin, referiu: «O edifício tem uma dimensão assinalável e foi projetado com todas as características necessárias para atrair marcas e empresas internacionais de primeira linha. Foi realizado um investimento muito significativo de forma a assegurar que o produto teria as condições necessárias à atração de hubs capazes de dinamizar a economia local, enquanto polo atrativo para se trabalhar e viver. O projeto é simbólico para o sonho de revitalização da envolvente do Parque das Nações e representa um reforço significativo do volume de escritórios disponível, facto particularmente relevante no atual momento em que se verifica que a oferta na zona é muito escassa.»

A construção deverá estar finalizada no decorrer do segundo semestre de 2023 e promete um novo impulso para a zona norte do Parque das Nações.