Escolas de negócio portuguesas destacadas em ranking do «Financial Times»

O ranking «Masters in Management», do «Financial Times», divulgado esta segunda-feira, 12 de setembro, coloca três escolas de negócios portuguesas entre as melhores do mundo:  Nova School of Business and Economics (Nova SBE), Católica Lisbon School of Business & Economics (Católica-Lisbon) e ISCTE Business School.

Na posição 15 surge a Nova SBE. Subindo oito posições em relação ao ano anterior, a escola destaca-se ainda nos indicadores «Career Progress» (posição 7) e «International Work Mobility» (8). Ao nível da empregabilidade a três meses atinge 96 % e em satisfação geral chega a uma pontuação de 8,77.

Daniel Traça, dean da Nova SBE, assinala: «Tornarmo-nos na primeira escola portuguesa no top 15 do ‘Financial Times’ é uma grande conquista para a Nova SBE e para Portugal. A nossa missão é desenvolver talento que impacte o mundo – líderes para um mundo mais sustentável, menos polarizado e mais justo. Ao longo dos últimos quatro anos, a Nova SBE alcançou um lugar de destaque entre as business schools europeias, cumprindo o compromisso assumido com muitos em Portugal. Esse resultado amplifica a nossa capacidade de atração e desenvolvimento de alunos com o poder de terem um impacto real e transformador. Esse continuará a ser o nosso caminho de relevância.»

A Católica-Lisbon surge na posição 28 do ranking (subiu 17 posições). A taxa de empregabilidade a três meses é de 98%, destacando-se o aumento de 64% do salário nos primeiros três anos, as elevadas percentagens de professores e alunos internacionais (38% e 92%, respetivamente) e a paridade em termos de género tanto ao nível de alunos como de professores.

O dean da Católica-Lisbon, Filipe Santos, refere: «Os resultados dos rankings são um orgulho para a nossa escola, pelo sucesso que os nossos graduados demonstram na sua carreira. Este ano a comunidade da Católica-Lisbon está duplamente de parabéns, já que celebramos 50 anos de pioneirismo no ensino da gestão em Portugal e todos os resultados dos rankings têm sido extraordinários. Somos a escola europeia no top 50 que mais subiu nestes rankings mundiais dos mestrados em gestão. Somos também a escola do mundo que mais subiu nos rankings da formação executiva, para a posição 27 a nível mundial, e somos a melhor escola portuguesa em programas para empresas, estando no top 20 mundial.»

Já a ISCTE Business School aparece no ranking «Masters in Management» na posição 74. O seu mestrado «Business Administration» subiu 12 lugares e destacou-se a nível nacional em quatro indicadores, onde obteve os melhores resultados: satisfação dos antigos alunos com o curso (9 valores em 10), aumento salarial (64%), relação custo-benefício (posição 29 a nível mundial) e percentagem de estudantes do sexo feminino (61%).

Maria João Cortinhal, diretora desta business school, partilha: «Estes resultados traduzem o compromisso da ISCTE Business School com os seus estudantes e com aquelas que são as reais necessidades das empresas e organizações. A ligação ao tecido empresarial, o nível de proximidade com a comunidade estudantil e a liderança no empreendedorismo e na inovação são fundamentais para estarmos no top 100 dos melhores mestrados de gestão do mundo.»

A University of St. Gallen, da Suíça, lidera o ranking «Masters in Management» para este ano de 2022 (é o décimo segundo ano na liderança).  Este ranking do «Financial Times» apresenta os melhores mestrados de gestão a nível mundial, considerando diversos indicadores.

Ranking aqui.