Patrícia Nunes Coelho, do Artsana Group
«Voltar a estudar numa fase da vida mais avançada tem outro valor.»

Desde 2008 no Artsana Group, onde já teve um desafio internacional, no Brasil, Patrícia Nunes Coelho frequentou o Executive Master in Strategic Marketing da Católica-Lisbon School of Business and Economics (Católica-Lisbon). Fala-nos agora desta experiência.

Texto: Redação «human» Foto: DR

.

O que esteve na base da decisão de frequentar o Executive Master in Strategic Marketing da Católica-Lisbon?

Sou licenciada em Gestão e Administração de Empresas, e ao fim de mais de 15 anos de experiência profissional senti necessidade de fazer uma atualização de conhecimento (quais as novas tendências, como abrir de novo a mente), uma especialização em estratégia e que culminasse também no grau de mestrado. A escolha da Católica-Lisbon vem naturalmente da sua notoriedade, da solidez de conhecimento e dos profissionais de renome.

O que nos pode dizer desta experiência, tanto a nível de desenvolvimento pessoal como de em termos da ligação ao seu trabalho?

Voltar a estudar numa fase da vida mais avançada tem outro valor. Dedicamo-nos com mais afinco e beneficiamos de outra sabedoria. Foi um investimento financeiro pessoal, mas naturalmente repercutiu-se no meu trabalho, na minha forma de pensar e na forma de ser. Foi a pensar em estratégia que a estratégia da Control [Artsana Group] foi remodelada. Foi através do networking que conheci os parceiros ideais desta viagem.

Pode destacar duas ou três áreas do programa que a tenham marcado?

A construção da minha tese foi uma delas, disruptiva e com suporte constante dos docentes. A criação de projetos, que hoje poderiam ser start-ups, e o contacto com a realidade empresarial, não apenas a teoria. Criação de valor foi também uma expressão que me marcou e que foi trabalhada com grande expertise.

Como foi o contacto com profissionais de experiências e realidades diversificadas, já que se trata de uma iniciativa multiempresas?

O próprio curso ter esta valência direta com as empresas e a presença de profissionais de diversas áreas e formações tornaram-se claramente uma mais-valia.

Pode falar-nos um pouco do seu percurso no Artsana Group? E que experiências profissionais teve antes da atual?

Sempre tive uma carreira percorrendo as várias áreas da gestão. Depois de quase oito anos na Danone Internacional, na área comercial e de marketing focalizada em FMCG [fast moving consuming goods], em 2007 entrei na Artsana Portugal como retail marketing director para a Chicco, um desafio extremamente interessante. Alguns anos depois segui para a nossa subsidiária no Brasil, como marketing and commercial director das lojas Chicco, mas com uma visão global de empresa. Em 2013 regressei a Portugal e assumi o cargo de marketing director (Control & Pic Solution) e depois, adicionalmente, a International Business Unit Area. Foi durante este último período que decidi frequentar o Executive Master in Strategic Marketing, da Católica-Lisbon.

Como perspetiva a sua carreira profissional para os próximos anos?

Ainda tenho muitos desafios que quero conquistar. Dar aulas foi uma agradável descoberta para mim, e naturalmente a gestão de empresas e a estratégia está nos meus genes, assim como a constante criação de valor por onde passe e a constante aprendizagem, pois esta nunca pára. Aconselho a quem nos lê que procure o conhecimento constante. A curiosidade faz o mundo avançar, e pensar fora da caixa é fundamental.

.

»»»» Patrícia Nunes Coelho, 46 anos, é licenciada em Gestão e Administração de Empresas e tem um executive master em Marketing Estratégico e um mestrado em Gestão Aplicada (Universidade Católica Portuguesa e Católica-Lisbon).  Conta com 20 anos de experiência profissional em diversas áreas (comercial, trade marketing, formação, relações públicas, gestão de categorias, criação e construção de lojas, gestão de cadeia de retail, marketing integrado, gestão e estratégia) e destaca a criação de valor como objetivo do seu trabalho. É diretora de marketing da Control & Pic Solution (Arsana Group) e também responsável pela International Business Unit Area. Leciona, como professora convidada, numa pós-graduação e integra a Direção da Digital Marketers – Associação de Profissionais de Marketing Digital em Portugal.