Depois das férias de verão
As melhores modalidades para voltar aos treinos

As férias de verão, por norma, são uma altura mais descontraída no que toca à rotina de treinos – e para alguns chegam até mesmo ser um período em que a prática de exercício físico fica para segundo plano. Na altura de voltar, pode ser mais difícil encontrar motivação e o corpo pode levar um pouco mais a adaptar-se.

Texto: Redação «human»

.

A pensar em tudo isto, o Urban Sports Club reuniu algumas das melhores práticas desportivas para o regresso à rotina. Deixamo-las a seguir.

.

Yoga e pilates

Para quem pretende regressar com calma, nada melhor que uma prática de yoga ou até mesmo uma aula de pilates para começar a despertar o corpo de um período com menos atividade física. A prática destas modalidades pode também ser especialmente importante para garantir não só saúde e tranquilidade física, mas também psicológica – preparando a mente para voltar ao trabalho e à rotina agitada do dia-a-dia.

No Urban Sports Club, é possível praticar yoga em mais de 175 parceiros em Portugal. Também é possível praticar pilates em mais de 150 parceiros, como o SublimeCare.

.

Natação

Se durante o verão vamos a banhos tantas vezes, pode ser interessante adotar uma estratégia semelhante para garantir que o regresso à prática desportiva é o mais suave possível – e por isso a natação pode ser uma excelente opção.

Sendo uma modalidade que trabalha todo o corpo, tonifica os músculos e fortalece as articulações – o que pode ainda contribuir para um melhoramento da postura. Além disso, é um desporto aeróbico e com baixo impacto, podendo ser uma boa escolha para quem volta agora a praticar exercício.

É possível praticar natação em dezenas de parceiros Urban Sports Club pelo o país, como os clubes Solinca Classic.

.

Treinos funcionais

O conceito que sustenta o treino funcional é que cada exercício deve consistir em movimentos naturais do corpo, que se transitam para a vida diária – sendo por isso que apresenta uma forte componente em exercícios que exigem pular, correr, puxar, empurrar, agachar e girar. Por tudo isto, pode ser uma prática desportiva muito útil para a reentré.

Entre os benefícios da prática, destaca-se o aumento da força muscular, o desenvolvimento da resistência e agilidade – e até mesmo o alívio de stresse.

No Urban Sports Club, os membros podem frequentar treinos funcionais em parceiros como o Circle – Augmented Wellness ou o Life Club.

.

Cycling

Por último, pode haver quem prefira um estímulo mais intenso para voltar à rotina em força – e, nesse caso, nada melhor que uma aula de cycling. Geralmente, estas aulas costumam ser acompanhadas de música alta e animada e prometem colocar o coração a bater muito intensamente.

Entre os principais benefícios do cycling, destaca-se o desenvolvimento da capacidade respiratória e o fortalecimento do sistema cardiovascular, mas também das pernas e da região lombar.

No Urban Sports Club, é possível praticar cycling em locais como o StudioRise.

****

O Urban Sports Club

O Urban Sports Club oferece uma subscrição desportiva de mensalidade fixa e inúmeras opções. A missão é inspirar as pessoas a levarem uma vida mais ativa e saudável. Os membros do Urban Sports Club podem criar um plano de treino único e diversificado ao escolher entre mais de 50 atividades – desde fitness a natação, yoga, escalada, desportos de equipa, bem-estar e muitos outros. Com uma única subscrição é possível treinar em mais de 10.000 locais parceiros em Portugal, Alemanha, França e Espanha. Com a empresa holandesa OneFit, o grupo Urban Sports Club conta com mais de 12.000 parceiros ao todo. A oferta desportiva mais variada e flexível da Europa também está disponível enquanto benefício corporativo para os colaboradores das empresas, permitindo treinar em estúdios, ao ar livre ou on-line em direto. Para treinar onde, quando e o que se quiser.

O Urban Sports Club foi fundado em 2012 por Moritz Kreppel e Benjamin Roth em Berlim, na Alemanha. Após dois anos de início independente, a empresa arrecadou um financiamento inicial em 2015 e começou o seu crescimento exponencial na Alemanha e no resto da Europa, tendo chegado a Portugal no início de 2019. Atualmente, o Urban Sports Club conta com mais de 600 parceiros nas áreas da Grande Lisboa e do Grande Porto, incluindo cidades envolventes como Almada, Setúbal, Braga e Guimarães.