Izertis inaugura terceira sala digital em Cabo Verde

A Izertis acaba de inaugurar a terceira sala digital em Cabo Verde, visando acabar com o gap digital e dar acesso às tecnologias da informação e comunicação (TIC) às crianças do país. Graças a esta iniciativa, é proporcionada a aprendizagem de uma base sólida de conhecimentos, que contribuirá para o desenvolvimento e a formação destes jovens.

A inauguração deste espaço tecnológico liderado pela empresa, contou com um padrinho, o jogador do Real Madrid e da seleção de basquetebol de Cabo Verde, Walter «Edy» Tavares. O desportista foi nomeado «Embaixador» do projeto «Aula Digital Izertis» e ficou incumbido de inaugurar as instalações situadas em Maio, sua cidade natal.

Foi na Escola Primária João António Cruz Silva, onde Walter «Edy» Tavares passou a sua vida como estudante, a inauguração. Mais de 400 crianças poderão ter aí acesso a formação em tecnologia. «Quero devolver a este país o que fez por mim desde que era pequeno», comentou o desportista.

Tanto as obras em todas as salas como a renovação do espaço, a pintura, a instalação do mobiliário, o sistema de segurança e as tomadas elétricas, assim como a doação de computadores de última geração, os projetores e o ar condicionado, estiveram a cargo de fornecedores locais, de forma a contribuir para o desenvolvimento e o crescimento da economia local.

Com esta nova sala, já são três os espaços digitais inaugurados pela empresa tecnológica em Cabo Verde desde 2019, quando abriu a primeira unidade com a presença do primeiro-ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia, em Santa Cruz.

Em novembro de 2021, abriu a segunda, na região de Achada Fazenda, onde mais de 80 alunos têm a possibilidade de aprender informática e desenvolver as suas competências digitais.

Com a nova inauguração, conseguiu-se que mais de 1.600 crianças possam beneficiar do acesso às instalações digitais, desde que começou o projeto em Cabo Verde.

Ivon Ramalho, chief executive officer (CEO) da Izertis Portugal e Cabo Verde, assinala: «Entendemos que estamos num momento crucial para a vida das crianças e que com a soma de pequenos esforços por parte de todos podemos conseguir mudar o futuro. A ideia é que este projeto se converta num compromisso a longo prazo.»

Com 25 anos de experiência, a Izertis tem escritórios na Europa, na América e em África e projetos em mais de 50 países. Atualmente, as suas equipas são constituídas por mais de 1.200 profissionais. Nos últimos dois anos, foi incluída no ranking das 1.000 empresas de crescimento mais rápido nos 36 países europeus.