Nova SBE apresenta «Nova SBE Road to Impact Report»

A Nova SBE acaba de divulgar a terceira edição do «Nova SBE Road to Impact Report», documento que agrega o histórico anual da atividade inerente ao percurso de sustentabilidade da instituição, totalmente alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que serve inclusive de base ao Modelo de Impacto da Nova SBE. O relatório agora divulgado funde-se este ano, e pela primeira vez, com o research report que agrega os projetos e os estudos mais relevantes desenvolvidos pelos knowledge centers da escola.

A jornada da escola alinhada com os ODS da ONU é uma caminhada desejada pela comunidade académica, como releva o estudo aplicado aos alunos de licenciatura e mestrado da escola que no começo dos seus estudos são convidados a partilhar a sua visão sobre o papel das universidades como agentes ativos para o desenvolvimento sustentável. 87% dos inquiridos querem que os seus estudos os ajudem a aprender como podem ter um impacto positivo no mundo e 90% concordam que as universidades devem incorporar e promover ativamente a aprendizagem para o desenvolvimento sustentável.

Já os dados do inquérito anual «Percpção de Sustentabilidade dos Esforços da Escola» revelam que 89% dos alunos mostram-se satisfeitos, de uma forma geral, com as preocupações e práticas ambientais da Nova SBE e 77 % estão cientes dos ODS da ONU ao terminar o curso. 91% responde que o desenvolvimento sustentável é algo que a Nova SBE deve incorporar e promover ativamente e a mesma percentagem de alunos considera que a escola tem uma responsabilidade maior de promover a educação em desenvolvimento sustentável.

Para a Nova SBE, o impacto está no seu ADN de investigação desde o início. É também daqui que parte o impulso e a força da Nova SBE para contribuir positivamente para a sociedade com conhecimento aplicado que pode melhorar a vida das pessoas. Este espírito é promovido através do trabalho dos investigadores da escola, através dos muitos projetos e iniciativas dos knowledge centers, hubs, labs e institutos, e sobretudo através da estimulação do pensamento crítico na comunidade académica e demais comunidades do seu amplo eixo de influência. Neste sentido, impacto e investigação são duas faces da mesma moeda na Nova SBE, e é esta dinâmica que esta edição do «Nova SBE Road to Impact Report» espelha.

Nos mais de 350 projetos, estudos e demais iniciativas desenvolvidas e implementadas pela Nova SBE que constam no documento destacam-se os reconhecimentos obtidos pela escola com:

– A Cátedra ERA, atribuída à Nova SBE, que permitiu a escola posicionar-se como referência europeia para investigação em inovação social. O SOCIALinNOVA-HUB, projeto de 2,5 milhões de euros sob a coordenação da professora Anne-Laure Fayard, contribuirá para a implementação de mudanças estruturais na escola, ampliando a sua capacidade de investigação, visibilidade e competitividade.

– A Cátedra Haddad em Empreendedorismo, atribuída pela Fundação Haddad a Rui Silva, atual diretor académico do Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute. No âmbito desta cátedra o professor tem como missão desenvolver três pilares: Investigação, Ensino e Transmissão de Conhecimento em empreendedorismo para a sociedade em geral.

– A Bolsa de Investigação Social da Fundação La Caixa, conquistada pela Nova SBE com o projeto de investigação «Empreendedorismo como Estratégia de Mobilidade Social e Inclusão», da equipa composta por Miguel Ferreira, Cátia Batista e Francisco Queiró. Esta foi a primeira vez que a Nova SBE foi distinguida numa social research call desta instituição, recebendo cerca de 100 mil euros que estão a ser utilizados para dar continuidade à promoção da investigação científica no campo da economia e gestão, em prol de uma resposta cada vez mais eficaz aos desafios de desenvolvimento sustentável.

– O VCW Lab na Nova SBE, liderado por Luís Filipe Lages, iniciou o seu segundo projeto do Horizonte Europeu 2020 nas áreas de Inovação, Sustentabilidade, Negócios Espaciais, Observação da Terra, Oceanos, Pescas, Aquicultura, Florestas e Agricultura. O projeto NextOcean é coordenado pela Elecnor Deimos e envolve 11 parceiros europeus. À semelhança do projeto NextLand iniciado em 2020, a Nova SBE será responsável pela coordenação do Conselho de Gestão da Inovação do consórcio e do workpackage sobre Transferência do Mercado de Tecnologia, Comercialização e Sustentabilidade durante um período de três anos. Ambos os projetos serão apoiados pelo framework VCW-Value Creation Wheel.

Atualmente, a Unidade de Investigação da Nova SBE conta com 27 professores catedráticos, 31 professores associados, 36 professores assistentes, 31 investigadores (pós-doutoramento) e 104 alunos de doutoramento a trabalhar em Economia (47%), Finanças (15%) e Gestão (38 %), com uma disparidade de género de 42% feminino e 58% masculino. Em 2021, o corpo docente e investigadores da escola publicaram 156 vezes, entre artigos (120) livros (6) e capítulos em livros (13).

A par dos projectos de investigação, no «Road to Impact Report» a Nova SBE lança o seu Modelo de Impacto, utilizando-o como estrutura de relato ao longo de todo o documento e que, na prática, se materializa num regulador de atuação para todas as estruturas da instituição. Outro objetivo da criação deste modelo é que o mesmo possa vir a servir de inspiração para ser implementado por outras organizações (escolas, empresas, instituições publicas e privadas, etc).

Com esta partilha pública, o dean da Nova SBE, Daniel Traça, considera: «A transição sustentável está a exigir uma transformação abrangente nas organizações em geral, e as instituições de ensino superior têm a responsabilidade de impulsionar essa mudança. De facto, as escolas de negócios precisam de alterar a maneira como são governadas, ensinam, fazem investigação e se envolvem com o mundo empresarial e a sociedade civil. Mais do que considerar o impacto e a estratégia de negócio como dois paradigmas distintos, a Nova SBE propõe um modelo em que a simbiose entre impacto e negócios funcione, no final de contas, numa base de valor partilhado.»

O responsável acrescenta: «É ambição da Nova SBE que a responsabilidade partilhada da nossa jornada transformacional continue a chamar todos os outros líderes, incluindo deans, para agir e implementar um caminho sustentável tão necessário.»

Para responder a esta demanda de impacto e sustentabilidade, a Nova SBE tem percorrido um longo caminho para mapear, integrar e potenciar a agenda ODS como parte da cultura organizacional e práticas institucionais nos últimos dois anos. Neste campo, mencionando apenas alguns exemplos, para além de organizar workshops de formação em ODS para os colaboradores que agora fazem parte do seu pacote de boas-vindas, todas as unidades curriculares obrigatórias e opcionais oferecidas foram mapeadas para analisar quantas conscientizaram e promoveram o entendimento sobre pelo menos um ODS e todas as publicações de investigação foram mapeadas de acordo com as palavras-chave dos ODS e integradas como indicador chave no Plano Estratégico da Nova SBE.

Adicionalmente, a Nova SBE lançou a plataforma Role to Play como forma de divulgar conhecimento e apresentar projetos e histórias pessoais de docentes, alunos, antigos alunos e parceiros corporativos e, com o objetivo de escalar o impacto, propôs ao PRME a reativação do Chapter Iberia, tornando-se o seu chair nos próximos dois anos.

Ao nível do bem-estar e inclusão ressalva também para a criação da função de well-being and inclusion specialist na escola, um profissional designado para articular todas as questões relacionadas com as necessidades especiais dos alunos a fim de permitir um apoio personalizado. A missão do well-being and inclusion specialist é garantir que cada pessoa tem as condições adequadas para tirar o maior partido da sua experiência na Nova SBE, onde o propósito de sustentabilidade da escola é naturalmente transversal.

Aceder ao «Road to Impact Report» aqui.