De 14 a 31 de julho
Festival Zêzerearts

O mais importante festival de música no património regressa a Tomar, Ferreira do Zêzere, Ourém e Batalha, pelo décimo segundo verão consecutivo.

Texto: Redação «human»

.

É nas margens do Rio Zêzere que mais uma vez se fundem pedagogia, música e património. Depois de dois anos com necessárias adaptações devido à pandemia, o Festival ZêzereArts regressa em força ao seu formato e encanto habitual, reunindo público e músicos numa experiência única em alguns dos lugares mais belos e emblemáticos que o Médio Tejo tem para oferecer.

Para além das três cidades que costumam receber o evento, a música erudita chega este ano também a Ourém. São assim quatro as cidades que acolhem espetáculos, recitais, coros e apresentações que convidam a visitar salas, monumentos e espaços ao ar livre: Tomar, Ferreira do Zêzere, Ourém e Batalha.

No que à programação diz respeito, são muitas as atividades dignas de destaque: o Grande Concerto de Coro com Orquestra, no histórico Claustro D. João III do Convento de Cristo em Tomar; o concerto de Música de Câmara, nas belíssimas Capelas Imperfeitas do Mosteiro da Batalha; o espetáculo do Coro dos Maestros, em Dornes, vila histórica da Rota dos Templários; os eventos no mítico CineTeatro Paraíso de Tomar; e o Ensemble de Violoncelos ZêzereArts, no Castelo de Ourém.

Mas são inúmeras as atividades previstas, todas de entrada livre. Programação completa aqui.

De 14 a 31 de julho, o Festival ZêzereArts – Música no Património conta com o apoio da DGArtes, da Antena 2, do Médio Tejo – Comunidade Intermunicipal e das câmaras municipais de Ferreira do Zêzere, Tomar, Ourém e Batalha.

Desde 2015, o festival tem estado sob os auspícios da Musicamera Produções (ver aqui), uma das mais prestigiadas produtoras na área da música erudita em Portugal, que tem sido pioneira na afirmação de um sustentável conceito de gestão da música pelos músicos, com extensa programação a nível nacional e internacional.