O mundo virtual dedicado à formação dos colaboradores do canal de vendas

A Xiaomi apresentou a Xiaomi Planet, uma nova plataforma que, através de um sistema de gamificação, torna a formação e a partilha de informação entre os utilizadores dos canais de venda algo ainda mais interativo, envolvente, mas acima de tudo divertido. 

O Xiaomi Planet é um mundo completamente virtual dentro da marca, concebido para encorajar a partilha de dados, programas de formação e atualizações. Dentro deste espaço habitável, os utilizadores podem construir e personalizar a sua própria casa, explorar diferentes espaços na cidade e, graças a um aeroporto virtual, decidir visitar países da Europa Ocidental (Itália, Alemanha, França, Reino Unido, Espanha, Bélgica, Luxemburgo, Holanda e Portugal) onde a plataforma está ativa e onde os colegas vivem e trabalham: de facto, cada espaço urbano tem áreas distintas que tornam as capitais europeias imediatamente reconhecíveis.

Entre os edifícios que compõem o mundo do Planeta Xiaomi estão os seguintes:

– Centro de aprendizagem: composto por salas de aula onde se realizam os programas de formação virtual, a biblioteca que recolhe materiais de formação e o auditório onde os utilizadores podem consultar o calendário e assistir a sessões de formação em fluxo contínuo;

– Bar: a verdadeira área social da plataforma, onde os utilizadores podem interagir através de mensagens, comentários ou likes

– Arena: um espaço onde os utilizadores podem desafiar outros, carregando um projeto ou «melhor prática», que será depois votado por outros utilizadores, premiando o vencedor com base no número de votos;

– Edifício Marketplace: está dividido em lojas, em cada uma das quais podem ser adquiridas diferentes categorias de bens, tais como carros, flores ou plantas, piscinas, etc. Cada item pode ser adquirido por qualquer utilizador utilizando moedas que se podem ganhar através de várias ações realizadas na plataforma, como um jogo de vídeo;

– Campo de basquetebol: dedicado a programas de micro aprendizagem através de questionários, um centro de negócios e uma torre de notícias, para os colaboradores se manterem atualizados com as últimas novidades.

Cada «centro da cidade» contém um dos locais de formação mais importantes: o edifício Google. Como Xiaomi Training Partner desde 2021, a Google oferece alguns programas de formação desenvolvidos em conjunto com a empresa e destinados à obtenção de certificações B2B (business to business) e B2C (business to consumer), respetivamente designadas Android Enterprise Associate e Android Mobile Certification.

Flavio Cavalli, chefe da WEU Retail Training, assinala: «O Xiaomi Planet representa uma forma completamente nova de aprendizagem, uma nova abordagem capaz de acompanhar a atualidade e responder às novas necessidades de formação dos funcionários do canal de vendas, integrando as qualidades comportamentais e competências de vendas. O nosso objetivo é propor percursos de formação baseados na experiência e necessidades dos utilizadores como ponto de partida. É precisamente através da experiência do utilizador Xiaomi e do estilo de vida que promovemos um mundo onde os smartphones estão no centro e são capazes de controlar e interagir com todo o ecossistema de produtos.

O projeto Xiaomi Planet, como uma evolução da aplicação da Mi Academy, que tem estado ativa desde outubro de 2020, faz parte de uma estratégia para renovar os programas de formação de Xiaomi. Com esta missão, a empresa pretende distinguir-se no mercado com novas iniciativas e disruptivas, além de propor uma nova forma de abordar a formação, que se torna cada vez mais interativa e, sobretudo, 100% personalizada.

A plataforma está disponível tanto no computador como no telemóvel.

.

A Xiaomi Corporation

A Xiaomi Corporation foi fundada em abril de 2010 e está cotada na Bolsa de Hong Kong desde 9 de julho de 2018. É uma empresa de eletrónica de consumo e de fabrico inteligente com smartphones e hardware ligados através de uma plataforma IoT (Internet of Things) no seu núcleo.

Abraçando a sua visão («Sermos amigos dos utilizadores e sermos a empresa mais cool aos seus olhos.»), a Xiaomi persegue continuamente a inovação, uma experiência de utilizador de alta qualidade e eficiência operacional. A empresa aposta em construir incessantemente produtos surpreendentes com preços honestos para permitir que todas as pessoas do mundo possam desfrutar de uma vida melhor através de tecnologia inovadora.

A quota de mercado da empresa em termos de envios de smartphones foi classificada como número três a nível global em 2021. A empresa também estabeleceu a plataforma líder mundial de consumo AIoT (AI+IoT), com mais de 400 milhões de dispositivos inteligentes ligados à sua plataforma desde 30 de setembro de 2021, excluindo smartphones e portáteis. Os produtos Xiaomi estão presentes em mais de 100 países e regiões em todo o mundo. Em agosto de 2021, a empresa fez pela terceira vez parte da lista Fortune Global 500, classificando-se no lugar 338, subindo 84 lugares em relação a 2020.

A Xiaomi é um constituinte do Índice Hang Seng, do Índice Hang Seng China Enterprises, do Índice Hang Seng TECH e do Índice Hang Seng China 50.