O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai abrir, de 1 de julho a 16 de agosto, a primeira fase de candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), formações de curta duração a que podem aceder todos os alunos com o ensino secundário completo ou o ensino profissional equivalente.
Atualmente, o IPS disponibiliza 24 CTeSP, em áreas tão diversas como Videojogos e Aplicações Multimédia, Veículos Elétricos, Desportos de Natureza, Produção Audiovisual, Serviço Familiar e Comunitário, Apoio à Gestão de Organizações Sociais, Assessoria de Gestão e Logística, entre muitas outras dentro dos universos das ciências sociais, das ciências empresariais e da tecnologia. Neste âmbito, destaca-se o CTeSP em Tecnologias Informáticas, uma parceria com a consultora multinacional Deloitte, no âmbito do Programa BrightStart, que assegura todos os encargos com propinas, o pagamento de uma bolsa e ainda a oportunidade de aprender em ambiente real de trabalho.
Algumas formações decorrem também em Grândola (Produção Aeronáutica e Gestão de Turismo), Ponte de Sor (Produção Aeronáutica) e Sines (Logística; Automação, Robótica e Controlo Industrial).
À semelhança de 2021/2022, os CTeSP deslocalizados do IPS chegam igualmente à zona norte de Lisboa, no âmbito da Plataforma de Ensino Superior Politécnico para este território. Amadora (Produção Audiovisual e Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação), Loures (Logística) e Vila Franca de Xira (Tecnologias de Laboratório Químico e Biológico) são os concelhos abrangidos. Esta oferta formativa é apoiada financeiramente por fundos europeus dos Programas Operacionais Regionais Centro, Lisboa e Alentejo e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Os CTeSP, formações de ensino superior com a duração de dois anos letivos, incluindo um semestre de estágio, distinguem-se por ser cursos fundamentalmente práticos, que potenciam o contacto real com o mercado de trabalho, permitindo também prosseguir estudos para licenciaturas.
A candidatura aos CTeSP é submetida, exclusivamente, através do preenchimento de um formulário on-line disponível no portal do IPS, aqui.